Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
Title: Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
Other Titles: Strategy for expanding market share in the South American market: a practical approach to the Center of Gravity methods and the MOORA Method.
???metadata.dc.creator???: COSTA, David de Oliveira.
SANTOS, Marcos dos.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
MEDINA, Afonso.
Keywords: Supply chain;Método do Centro de Gravidade;Método MOORA;MOORA;Estratégia de mercado;Matriz SWOT;Multicritério MOORA;Método multicritério MOORA;Estudo de caso;Supply chain;Center of Gravity Method;MOORA method;Market strategy;SWOT Matrix;MOORA Multicriteria;MOORA multi-criteria method;Case study
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta.
Keywords: Supply chain
Método do Centro de Gravidade
Método MOORA
MOORA
Estratégia de mercado
Matriz SWOT
Multicritério MOORA
Método multicritério MOORA
Estudo de caso
Supply chain
Center of Gravity Method
MOORA method
Market strategy
SWOT Matrix
MOORA Multicriteria
MOORA multi-criteria method
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DO MARKET SHARE NO MERCADO SUL-AMERICANO - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfEstratégia de expansão do market share no mercado sul-americano - Anais X SIMEP Artigo 2022.622.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.