Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776
Title: Indústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura.
Other Titles: Creative industries in Brazil: a literature review.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Marcia Pires de.
SOUZA, Marly Pires de.
Keywords: Indústrias criativas no Brasil;Economia criativa;Inovação;Ambientes criativos;Criatividade no ambiente de trabalhoCreative industries in Brazil;Creative industries in Brazil;Creative economy;Innovation;Creative environments;Creativity in the workplace
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Marcia Pires de; SOUZA, Marly Pires de. Indústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776
???metadata.dc.description.resumo???: O fenômeno das indústrias criativas apresenta grande interesse para pesquisadores de Estudos Organizacionais. Entretanto, a literatura disponível ainda é fragmentada e dispersa. Neste artigo introdutório, realizamos uma revisão teórica do campo, com o objetivo de apresentar o fenômeno das indústrias criativas e mostrar sua consolidação como um campo promissor de investigações para pesquisadores. A economia criativa tem sido amplamente debatida nos ambientes acadêmicos e das políticas públicas em função da crescente relevância dos setores criativos na economia e da sua relação com o desenvolvimento. Sendo assim, o presente trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica, analisar a economia criativa e os setores a ela pertencentes, apontando estratégias competitivas. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Conclui-se que a aderência a processos inovativos pode gerar maior capacidade de respostas à crise atual, em especial por parte das pequenas firmas dos setores criativos. Como resultado, destaca-se que a cultura organizacional e suas práticas de geração e gestão de ideias parecem carecer de estruturação e que a cultura da inovação ainda é fator estratégico a ser melhor compreendido pelas empresas de modo geral, necessitando, portanto, de pesquisas mais aprofundados e abrangentes.
Keywords: Indústrias criativas no Brasil
Economia criativa
Inovação
Ambientes criativos
Criatividade no ambiente de trabalhoCreative industries in Brazil
Creative industries in Brazil
Creative economy
Innovation
Creative environments
Creativity in the workplace
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INDÚSTRIAS CRIATIVAS NO BRASIL - UMA REVISÃO DA LITERATURA - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfIndústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. - Anais X SIMEP Artigo 2022116.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.