Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO fenômeno das indústrias criativas apresenta grande interesse para pesquisadores de Estudos Organizacionais. Entretanto, a literatura disponível ainda é fragmentada e dispersa. Neste artigo introdutório, realizamos uma revisão teórica do campo, com o objetivo de apresentar o fenômeno das indústrias criativas e mostrar sua consolidação como um campo promissor de investigações para pesquisadores. A economia criativa tem sido amplamente debatida nos ambientes acadêmicos e das políticas públicas em função da crescente relevância dos setores criativos na economia e da sua relação com o desenvolvimento. Sendo assim, o presente trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica, analisar a economia criativa e os setores a ela pertencentes, apontando estratégias competitivas. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Conclui-se que a aderência a processos inovativos pode gerar maior capacidade de respostas à crise atual, em especial por parte das pequenas firmas dos setores criativos. Como resultado, destaca-se que a cultura organizacional e suas práticas de geração e gestão de ideias parecem carecer de estruturação e que a cultura da inovação ainda é fator estratégico a ser melhor compreendido pelas empresas de modo geral, necessitando, portanto, de pesquisas mais aprofundados e abrangentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleIndústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776-
dc.date.accessioned2023-11-10T21:39:56Z-
dc.date.available2023-11-10-
dc.date.available2023-11-10T21:39:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIndústrias criativas no Brasilpt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes criativospt_BR
dc.subjectCriatividade no ambiente de trabalhoCreative industries in Brazilpt_BR
dc.subjectCreative industries in Brazilpt_BR
dc.subjectCreative economypt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectCreative environmentspt_BR
dc.subjectCreativity in the workplacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Marcia Pires de.-
dc.creatorSOUZA, Marly Pires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreative industries in Brazil: a literature review.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Marcia Pires de; SOUZA, Marly Pires de. Indústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INDÚSTRIAS CRIATIVAS NO BRASIL - UMA REVISÃO DA LITERATURA - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfIndústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. - Anais X SIMEP Artigo 2022116.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.