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Title: Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte.
Other Titles: Strategic planning: case study in a small restaurant.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Brema Bezerra.
PAKES, Paulo Renato.
ROCHA, Tiago Soares da.
Keywords: Planejamento estratégico;Micro e pequenas empresas;Matriz SWOT;Ferramenta 5W2H;Qualidade;Restaurante;Matriz GUT;Estudo de caso;Strategic planning;Micro and small businesses;SWOT Matrix;5W2H Tool;Quality;restaurant;GUT Matrix;Case study
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Brema Bezerra; PAKES, Paulo Renato; ROCHA, Tiago Soares da. Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792
???metadata.dc.description.resumo???: As micros e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do dinamismo econômico do nosso país, e detêm uma parcela significante do PIB, contribuindo para o crescimento da nação. Diante do cenário vivenciado por essas empresas, este trabalho realizou uma análise do planejamento de operação de uma microempresa do segmento de restaurantes. A ferramenta foi aplicada com base nos conceitos de diversos autores da área, tendo a função de auxiliar os gestores que não tinham clareza nos seus objetivos organizacionais. Partindo do entendimento que cada empresa precisa alinhar o planejamento estratégico operacional à sua realidade, foram realizadas as seguintes etapas: desenvolvimento da análise ambiental, levantando os pontos fortes, pontos fracos da organização, oportunidades e ameaças do mercado, e posteriormente confrontando-a na matriz SWOT; classificação dos critérios de 1 a 5 através da matriz de GUT; por fim, proposta de um plano de operação por meio da ferramenta 5W2H para colocar as ações em prática. Conforme a análise da matriz SWOT, dentre as fraquezas da empresa, encontram-se a falta de diferenciais e falhas gerenciais, como problemas de fluxo de caixa e formação de preço Pela matriz GUT, verificou-se que a empresa precisa dar atenção à confiabilidade e à velocidade de entrega. Pela ferramenta 5W2H, foi possível fazer sugestões, como melhorias no cardápio e implantação de um sistema de gestão, alcançando assim o objetivo proposto pelo estudo.
Keywords: Planejamento estratégico
Micro e pequenas empresas
Matriz SWOT
Ferramenta 5W2H
Qualidade
Restaurante
Matriz GUT
Estudo de caso
Strategic planning
Micro and small businesses
SWOT Matrix
5W2H Tool
Quality
restaurant
GUT Matrix
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792
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