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dc.description.resumoAs micros e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do dinamismo econômico do nosso país, e detêm uma parcela significante do PIB, contribuindo para o crescimento da nação. Diante do cenário vivenciado por essas empresas, este trabalho realizou uma análise do planejamento de operação de uma microempresa do segmento de restaurantes. A ferramenta foi aplicada com base nos conceitos de diversos autores da área, tendo a função de auxiliar os gestores que não tinham clareza nos seus objetivos organizacionais. Partindo do entendimento que cada empresa precisa alinhar o planejamento estratégico operacional à sua realidade, foram realizadas as seguintes etapas: desenvolvimento da análise ambiental, levantando os pontos fortes, pontos fracos da organização, oportunidades e ameaças do mercado, e posteriormente confrontando-a na matriz SWOT; classificação dos critérios de 1 a 5 através da matriz de GUT; por fim, proposta de um plano de operação por meio da ferramenta 5W2H para colocar as ações em prática. Conforme a análise da matriz SWOT, dentre as fraquezas da empresa, encontram-se a falta de diferenciais e falhas gerenciais, como problemas de fluxo de caixa e formação de preço Pela matriz GUT, verificou-se que a empresa precisa dar atenção à confiabilidade e à velocidade de entrega. Pela ferramenta 5W2H, foi possível fazer sugestões, como melhorias no cardápio e implantação de um sistema de gestão, alcançando assim o objetivo proposto pelo estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792-
dc.date.accessioned2023-11-13T15:24:09Z-
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2023-11-13T15:24:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectFerramenta 5W2Hpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectRestaurantept_BR
dc.subjectMatriz GUTpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectMicro and small businessespt_BR
dc.subjectSWOT Matrixpt_BR
dc.subject5W2H Toolpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectrestaurantpt_BR
dc.subjectGUT Matrixpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Brema Bezerra.-
dc.creatorPAKES, Paulo Renato.-
dc.creatorROCHA, Tiago Soares da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: case study in a small restaurant.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Brema Bezerra; PAKES, Paulo Renato; ROCHA, Tiago Soares da. Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792pt_BR
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE PEQUENO PORTE - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfPlanejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. - Anais X SIMEP Artigo 2022155.24 kBAdobe PDFView/Open


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