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dc.description.resumoEsta coletânea se conigura como um espaço valioso de integração entre movimento social e universidade. Trata-se de uma obra capitaneada pelo Movimento Negro de Campina Grande em parceria com acadêmicos de universidades públicas e pesquisadores da temática. De certo modo, este trabalho dialoga com o curso de especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, da Universidade Federal de Campina Grande, posto que alguns dos autores desta obra encontram-se ou já estiveram vinculados a esse relevante espaço acadêmico. “s determinações e orientações para o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena trouxeram uma série de desaios para os proissionais da educação no ”rasil, especialmente, no que se refere as questões voltadas para as relações étnico-raciais. “pós a implantação das Leis 10.639/03 e 11645/08, aumentou o interesse pela aludida temática e, dessa forma, ampliaram-se as publicações de livros, bem como estudos e núcleos de pesquisa em torno dela. No entanto, o ensino direcionado para as relações étnicoraciais está longe de ser satisfatório. Este ponto é um dos grandes entraves no tocante a essas leis, tendo em vista que já se passaram alguns anos de sua implementação e, ainda hoje, o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena realiza-se de forma pontual e supericial. Também é comum que as imagens e representações reportadas sobre o assunto mantenham certa reprodução de estereótipos em relação a esses grupos étnicos. Muitas vezes, tais questões são reforçadas e disseminadas pela mídia e, até mesmo, em sala de aula, tornando-se um constante desaio abordá-las e redimensioná-las no ambiente escolar. Sendo assim, este espaço de relexão foi pensado carinhosamente como subsídio didático para proissionais da educação básica, estudantes de cursos de licenciaturas e demais interessados no assunto. Os artigos aqui apresentados buscam contribuir para a construção de um processo educacional pautado nas relações étnico-raciais. Vale ressaltar que este livro vem à tona em um delicado período da história do ”rasil, marcado por fortes tensões sociais e plena ascensão de forças conservadoras, que compelem duros golpes ao processo democrático. Não obstante, o cenário de violência e desrespeito à dignidade humana do povo brasileiro faz-se presente há décadas no país. Nesse panorama, justificamos nossa escolha quanto à utilização do conceito filosófico africano "Ubuntu" como título e fio condutor dos nossos textos. Esta perspectiva pode ser compreendida como a percepção de que só existimos através do contato com o outro, na medida em que "uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas". Logo, Ubuntu renova a necessidade de (re)pensarmos nossa relação com o outro e de sentirmos que somos afetados quando nossos semelhantes são ofendidos e humilhados. Estão presentes aqui textos que apresentam múltiplas perspectivas, entretanto, a relexão em torno do processo de ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena perpassa todos eles. No primeiro artigo, o historiador Gervácio Batista “ranha estabelece reflexões em torno do escritor Lima Barreto e da literatura afrodescendente no Brasil. O referido autor demonstra, a partir da análise de um romance e um conto de Barreto, traços do "racismo à brasileira", além da crítica do renomado autor quanto a essa questão. Assim sendo, Aranha demonstra como esse importante ficcionista pode ser lido enquanto um dos precursores dessa manifestação literária e utilizado por leitores e pesquisadores interessados pela temática. “ poesia afro-brasileira também foi contemplada por meio do artigo dos autores Ariosvalber de Souza Oliveira e Moisés Alves da Silva. Ao analisar alguns poemas de Conceição Evaristo e de Oliveira Silveira, os autores refletem sobre a poética negra e estabelecem os usos dela em sala de aula como uma possibilidade didática, atendendo as indicações preconizadas pela Lei 10.639/03. Na esteira das discussões em torno do mundo virtual, a pesquisadora Maria “parecida dos Reis apresenta reflexões sobre os usos da internet e das tecnologias digitais pelos jovens na atualidade e demonstra que redes sociais, como o Facebook, podem se tornar grandes aliadas no processo de uma educação para as relações étnico-raciais. Por sua vez, os historiadores Viviane Kate Pereira e João Marcos Leitão analisam interessantes aspectos sobre o fascinante site Índio Educa, demonstrando como esse espaço virtual de aprendizagem pode ser uma importante fonte de pesquisa para o educador elaborar atividades didáticas e desenvolver metodologias relativas à história e à cultura dos povos indígenas no ”rasil. “inda em relação à temática indígena, a partir de uma experiência didática em torno da morte e dos rituais fúnebres dos povos Tapuias, a historiadora Elisabeth Barros Nascimento Siqueira traz algumas ponderações acerca da possibilidade de se abordar um tema tão delicado como esse no espaço escolar. Logo em seguida, o geógrafo Paulo Sérgio Cunha Farias nos brinda com uma série de relexões em torno de como algumas formulações produzidas pela Cartograia e pela Ciência Geográica contribuíram para a construção de um olhar negativo e preconceituoso da Europa, no que concerne à África e aos seus habitantes. Tais elaborações simbólicas hierarquizadoras serviram para afirmar a supremacia geopolítica de nações europeias em diferentes momentos da história. Já o historiador Ariosvalber de Souza Oliveira, em defesa da importância de se estudar pensadores negros pouco conhecidos, estabeleceu uma análise sobre a trajetória de vida e as contribuições do intelectual brasileiro Manuel Querino no debate acerca do papel do negro e da mestiçagem no processo de formação histórica do ”rasil. “s historiadoras Solange Pereira da Rocha e Gisleandra ”arros de Freitas apresentam trajetórias de vida de mulheres negras livres, na Paraíba oitocentista, e sugerem ao inal do texto uma proposta de atividade didática que pode ser desenvolvida no espaço da sala de aula em atenção à Lei 10.639/03, a partir de uma leitura dessas personagens históricas. O estudo realizado pelo historiador Josemir Camilo problematiza os conceitos de "negro" e de "quilombola", demonstrando como estes termos foram construídos por meio de valores que se ressignificaram com o passar do tempo. Desse modo, estabelece os interesses e as disputas que sedimentam a continuidade e descontinuidade da semântica dos discursos. Por sua vez, o historiador José Benjamim Montenegro analisa o conto "Bocatorta", de Monteiro Lobato, indicando traços de racismo nessa narrativa e demonstrando que o aludido escritor, tão importante para a literatura infanto-juvenil brasileira, era adepto de teorias raciais e eugenistas do seu tempo. No artigo seguinte, a socióloga Cristiane Nepomuceno traz observações pontuais sobre traços de resistência e de memória das culturas africanas nas manifestações dos maracatus e, também, indica algumas características e diferenças presentes nas várias formas dos maracatus e como estes podem servir para reletir sobre as relações étnico-raciais. No tocante à religiosidade, o antropólogo e sociólogo moçambicano Luís Tomás Domingos nos leva a conhecer aspectos das complexidades em torno de um dos mais controversos orixás, Exu. Ao estabelecer um profícuo estudo, subsidiado em uma diversa bibliografia temática, o autor busca promover uma melhor compreensão das religiões afro-brasileiras e de suas inluências africanas. E, por im, os historiadores José Pereira de Souza Junior e Joelma Maria ”ento de “raújo elaboraram um artigo em torno de peris biográicos da escritora Carolina Maria de Jesus e da artista Tia Ciata que, mesmo diante de uma sociedade marcada pelo machismo e racismo, se destacaram na história e na cultura brasileira. Acreditamos que esta coletânea vem contribuir no processo de uma educação inclusiva e emancipadora, visto que o indígena e o negro não podem continuar sendo identificados e ensinados meramente como o "outro". Na nossa perspectiva, estes são parte integrante de nós mesmos, das nossas vidas, parte constitutiva de nossa formação histórica e cultural, pois herdamos esta história e ela está presente no nosso dia a dia, no que fomos e somos enquanto indivíduos e sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUbuntu: educação, alteridade e relações étnico-raciais.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32813-
dc.date.accessioned2023-11-13T19:24:28Z-
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2023-11-13T19:24:28Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectUbuntupt_BR
dc.subjectRelações étinico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação e culturapt_BR
dc.subjectUbuntupt_BR
dc.subjectPoesia afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAfrodescendência e literaturapt_BR
dc.subjectFacebook - relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectÍndio na contemporaneidadept_BR
dc.subjectResistência online - índiospt_BR
dc.subjectRitual fúnebre indígena - Tapuiaspt_BR
dc.subjectÁfrica - violência simbólicapt_BR
dc.subjectTeorias geográficaspt_BR
dc.subjectRepresentações cartográficaspt_BR
dc.subjectMulheres negras livres - Paraíba oitocentistapt_BR
dc.subjectParaíba oitocentistapt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectQuilombola negropt_BR
dc.subjectMaracatu - tradição e memória africanapt_BR
dc.subjectCosmovisão africanapt_BR
dc.subjectÈsu-Elegbarapt_BR
dc.subjectMulheres negras em movimentopt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectTapuias - indígenaspt_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.subjectUbuntupt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation and culturept_BR
dc.subjectUbuntupt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian poetrypt_BR
dc.subjectAfrican descent and literaturept_BR
dc.subjectFacebook - ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectIndian in contemporary timespt_BR
dc.subjectOnline resistance - Indianspt_BR
dc.subjectIndigenous funeral ritual - Tapuiaspt_BR
dc.subjectAfrica - symbolic violencept_BR
dc.subjectGeographic theoriespt_BR
dc.subjectCartographic representationspt_BR
dc.subjectFree black women - 19th century Paraíbapt_BR
dc.subject19th century Paraíbapt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectBlack quilombolapt_BR
dc.subjectMaracatu - African tradition and memorypt_BR
dc.subjectAfrican worldviewpt_BR
dc.subjectBlack women on the movept_BR
dc.subjectIndigenous culturept_BR
dc.subjectTapuias - indigenous peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ariosvalber de Souza.-
dc.creatorNEPOMUCENO, Cristiane Maria.-
dc.creatorSIQUEIRA, Elisabeth Barros Nascimento.-
dc.creatorARANHA, Gervácio Batista.-
dc.creatorFREITAS, Gisleandra Barros de.-
dc.creatorLEITÃO, João Marcos da Silva.-
dc.creatorARAÚJO, Joelma Maria Bento de.-
dc.creatorMONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.creatorMELO, Josemir Camilo de.-
dc.creatorSOUSA JÚNIOR, José Pereira de.-
dc.creatorDOMINGOS, Luís Tomás.-
dc.creatorREIS, Maria Aparecida dos.-
dc.creatorSILVA, Moisés Alves da.-
dc.creatorFARIAS, Paulo Sérgio Cunha.-
dc.creatorROCHA, Solange Pereira da.-
dc.creatorRAMOS, Viviane Kate Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUbuntu: education, otherness and ethnic-racial relations.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ariosvalber de Souza; REIS, Maria Aparecida dos; SILVA, Moisés Alves da; ARANHA, Gervácio Batista (organizadores). Ubuntu: educação, alteridade e relações étnico-raciais. João Pessoa - PB: Editora do CCTA, 2016. ISBN: 978-85-67818-71-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32813pt_BR
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UBUNTU - EDUCAÇÃO, ALTERIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS - E-BOOK CH 2016.pdfUbuntu: educação, alteridade e relações étnico-raciais. - E-book CH 20162.71 MBAdobe PDFView/Open


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