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Title: Simulação de sistemas mediante modelagem em uma empresa fictícia no Software Analogic.
Other Titles: Systems simulation through modeling in a fictitious company using Analogic Software.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Gabriel Mendes de.
RODRIGUES, Ravenna Lins.
Keywords: Simulação de sistemas;Simulação computacional;Software Analogic;Modelagem de empresa fictícia - Software analogic;Tempo médio de atendimento;Estudo de caso;Systems simulation;Computer simulation;Fictitious company modeling - Analog Software;Average service time;Case study
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Gabriel Mendes de; RODRIGUES, Ravenna Lins. Simulação de sistemas mediante modelagem em uma empresa fictícia no Software Analogic. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32819
???metadata.dc.description.resumo???: Com o surgimento do computador na década de 50, tornou-se possível analisar a modelagem de filas pelo ângulo da simulação, em que não mais se usam fórmulas matemáticas, porém tenta-se imitar o funcionamento do sistema real. A simulação pode ser empregada em diferentes locais, áreas e segmentos, tanto na produção, quanto na manufatura, por exemplo, em supermercados. Destarte, esse presente trabalho tem como objetivo geral fazer uma simulação de sistema em um supermercado fictício para otimizar o atendimento nas filas dos caixas dessa empresa reduzindo o tempo médio de atendimento e o tamanho tanto da fila média quanto da máxima. Tais resultados foram obtidos no software Analogic após a duração de 15 minutos da modelagem ocorrendo: a fila média de atendimento teve 0.28 clientes atendidos; a fila máxima de atendimento teve 4 clientes; o tempo médio foi de 2,3 segundos com mínimo de 0.311 segundos e o máximo de 6.016 segundos; o desvio padrão de 1.22; mais da metade (92,67%) dos clientes (291 de 314) demoraram de 0.3 a 4.3 segundos a serem atendidos na média. Desse modo, é necessário que o dono do mercado coloque mais um caixa no atendimento, ficando 3 caixas no total, com a finalidade de atender os seus desejos em relação a esses resultados obtidos, porém, ele terá que custear com a operação da inserção do novo caixa e com o salário mensal do funcionário extra. Portanto, espera-se que as informações fornecidas a partir desse estudo possam sustentar discussões e questionamentos, quanto à utilização de simulação de sistemas e à aplicação da teoria das filas, para extração de conhecimentos que subsidiem às tomadas de decisão, intervindo assim em problemas futuros.
Keywords: Simulação de sistemas
Simulação computacional
Software Analogic
Modelagem de empresa fictícia - Software analogic
Tempo médio de atendimento
Estudo de caso
Systems simulation
Computer simulation
Fictitious company modeling - Analog Software
Average service time
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32819
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