Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMATOS, B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004688175046530pt_BR
dc.contributor.advisor1TARGINO, Gilliard Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDTARGINO, G. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253262566180244pt_BR
dc.contributor.referee1MARCELINO, Emilia Paranhos Santos.-
dc.contributor.referee1IDMARCELINO, E. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee2MARCELINO, Cecilia Paranhos Santos.-
dc.contributor.referee2IDMARCELINO, C. P. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral apontar a importância da inserção do ensino jurídico no ensino básico através da atual reforma do ensino médio. No que tange aos objetivos específicos, a monografia propõe realizar um estudo sobre a história do direito e sua relação com a educação, assim como também realizar um levantamento histórico de toda trajetória da educação brasileira e as reformas que aconteceram ao longo do tempo, bem como comparar o sistema educacional brasileiro com outros países e apresentar a nova reforma do ensino médio. A orientação metodológica da pesquisa baseia-se no método de abordagem dedutivo, transcorrendo pela técnica de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada quanto ao objetivo geral como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, e por meio dos procedimentos histórico, comparativo estatístico. Através disso chegou-se à conclusão através da análise comparativa que os cidadãos, especificamente, do Uruguai e de Portugal são mais evoluídos devido a presença do ensino jurídico no sistema educacional básico que o Brasil que tem seu ensino ainda precário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleReforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório .pt_BR
dc.date.issued2023-11-06-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to point out the importance of the insertion of legal education in basic education through the current reform of secondary education. Regarding specific objectives, the monograph proposes to carry out a study on the history of law and its relationship with education, as well as to carry out a historical survey of the entire trajectory of Brazilian education and the reforms that have taken place over time, as well as compare the Brazilian educational system with other countries and present the new secondary education reform. The methodological orientation of the research is based on the deductive approach method, using the bibliographic and documentary research technique, characterized in terms of the general objective as descriptive and exploratory, with a qualitative approach, and through historical and statistical comparative procedures. Through this, it was concluded through comparative analysis that the citizens, specifically, of Uruguay and Portugal are more evolved due to the presence of legal education in the basic educational system than Brazil, which has its teaching still precarious.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829-
dc.date.accessioned2023-11-14T16:58:36Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2023-11-14T16:58:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Jurídicapt_BR
dc.subjectSistema Educacional Brasileiro – Ensino Médio – Reformaspt_BR
dc.subjectConstituição Federal – Direitospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLegal Educationpt_BR
dc.subjectBrazilian Educational System – Teaching Medium – Reformspt_BR
dc.subjectFederal Constitution – Rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATOS, Beatriz de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSecondary education reform: a proposal to include law as mandatory curricular content.pt_BR
dc.identifier.citationMATOS, Beatriz de Oliveira. Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório. 2023. 58fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ DE OLIVEIRA MATOS - TCC (Monografia) Direito CCJS 2023.pdfBeatriz de Oliveira Matos - TCC Direito CCJS 2023991.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.