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dc.description.resumoA Educação no Brasil, na maioria de nossas escolas, ainda é baseada no ensino convencional, utilizando recursos conservadores como quadro negro e aula expositiva. Nas Instituições de Ensino Superior (IES) isso não é muito diferente, metodologias e técnicas de ensino pautadas na reprodução e transmissão de conteúdos que, culminam na passividade acrítica e arreflexiva por parte de quem aprende. No sentido de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, este trabalho desenvolveu o método integrativo (MINT). O MINT é um ambiente simulado que conjuga elementos da teoria da gamificação, aprendizagem vivencial e de metodologias ativas. O método proposto integra os conceitos maker, designer e de empreender. Utiliza recursos tecnológicos juntamente com a dinâmica de um jogo de tabuleiro. Esse ambiente foi intitulado - simPROD (simulador de produção), ainda está sendo aprimorado e a versão beta do software (chamado de plataforma) já foi testada por dois anos em turmas de graduação em administração e em graduação de engenharia de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleA aplicação do método integrativo como alternativa de aprendizagem de conceitos de gestão por processos organizacionais.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32844-
dc.date.accessioned2023-11-14T21:37:02Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2023-11-14T21:37:02Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologia da educaçãopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectMétodo integrativopt_BR
dc.subjectGestão por processos organizacionaispt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEducation technologypt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectIntegrative methodpt_BR
dc.subjectManagement by organizational processespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVARES, Gustavo Lopes.-
dc.creatorAZEVEDO FILHO, Edson Terra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe application of the integrative method as an alternative for learning management concepts through organizational processes.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVARES, Gustavo Lopes; AZEVEDO FILHO, Edson Terra. A aplicação do método integrativo como alternativa de aprendizagem de conceitos de gestão por processos organizacionais. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32844pt_BR
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A APLICAÇÃO DO MÉTODO INTEGRATIVO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfA aplicação do método integrativo como alternativa de aprendizagem de conceitos de gestão por processos organizacionais. - Anais XI Simep Artigo 2023196.14 kBAdobe PDFView/Open


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