Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3288
Title: Sintonia iterativa de margens de ganho e fase.
Other Titles: Sintonia iterativa de margens de ganho e fase.
???metadata.dc.creator???: BERGER, Marcus André Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JACOBINA, Cursino Brandão.
Issue Date: 16-Oct-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BERGER, Marcus André Ramos. Sintonia iterativa de margens de ganho e fase. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O controle automático proporciona a maior e ciência, maior segurança na operação e maior qualidade dos produtos dos processos industriais. Existe uma grande demanda por sintonia de controladores e oportunidade para proposição de novas técnicas. As técnicas de identificação e controle iterativo operando em malha fechada são muito atrativas para aplicações industriais, pois não causam paradas na operação da malha, garantem a segurança do processo, possibilitam a sintonia de processos instáveis e são aplicáveis mesmo com restrições na produção. O uso de modelos simples precisos nas freqüências de interesse para o controle em conjunto com informações da resposta em freqüência obtidas experimentalmente em técnicas de identi cação e controle iterativo pode trazer bons resultados especialmente para processos com dinâmica complexa. Neste trabalho é proposta uma técnica de identificação e controle iterativo para sintonia de controladores PID que são os mais encontrados na indústria. Esta técnica utiliza um experimento com relé para avaliar a Margem de Fase do sistema e identificar um modelo contínuo no tempo com restrição na freqüência de crossover. O modelo é melhorado em freqüências mais altas através dos dados na freqüência provenientes do mesmo experimento. O modelo melhorado é empregado para estimar a Margem de Ganho. A sintonia do controlador é realizada através da otimização de um critério na freqüência baseado nas Margens de Ganho e Fase, que são medidas clássicas da robustez de um sistema, em conjunto com a freqüência de crossover. O procedimento é aplicável a uma grande variedade de processos e alcança as especificações utilizando poucos experimentos.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3288
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS ANDRÉ RAMOS BERGER - DISSERTAÇÃO PPGEE 2007..pdfMarcus André Ramos Berger Dissertação - PPGEE 200712.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.