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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373325954844339pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Jailson Nicácio.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. J. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7986759552135066pt_BR
dc.contributor.advisor2PEREIRA NETO, Antonio Tavernard.-
dc.contributor.advisor2IDPEREIRA NETO, A. T.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201054610951483pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Nilton-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Fernando Fernandes.-
dc.contributor.referee3LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.-
dc.contributor.referee4SILVA JÚNIOR, Heleno Bispo da Silva.-
dc.description.resumoO desenvolvimento de modelos matemáticos aplicados a simulação de dispersão de poluentes na atmosfera, utilizando fluidodinâmica computacional, tem sido cada vez mais intenso em função da evolução tecnológica das rotinas computacionais. Porém, o maior desafio ainda é o entendimento e a modelagem adequada dos fenômenos que caracterizam a dispersão quando ocorrem em regime turbulento. Para o fechamento dos termos que representam a turbulência, o modelo de duas equações k- padrão é o que mais largamente tem sido utilizado. Contudo, este é um modelo desenvolvido a altos números de Reynolds e apresenta limitações quando o escoamento ocorre próximo das paredes do domínio. Desta forma, quando os efeitos de escoamentos a baixos números de Reynolds devem ser levados em consideração (quando a viscosidade molecular não pode ser desprezada), funções amortecedoras devem ser inseridas resultando em uma espécie de k- para baixos números de Reynolds. Com isso, esta tese tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um modelo de dispersão atmosférica matemático, tendo como contribuição científica o desenvolvido de equações empíricas para definição da função amortecimento (𝑓µ) no cálculo da viscosidade turbulenta, em complemento as funções “paredes” utilizadas comumente pelos códigos computacionais comerciais, corrigindo desta forma o modelo k- padrão. Como ferramenta computacional, foi utilizado o software CFX® para as simulações fluidodinâmicas. Para validação do modelo, foram utilizados os dados do experimento de Copenhagen. Os índices estatísticos do modelo também foram comparados com os resultados de outras pesquisas encontradas na literatura. Os resultados mostraram que a metodologia proposta foi capaz de simular o experimento de campo com um nível bastante satisfatório, atingindo um erro quadrático médio normalizado (NMSE) de 0,02 e um fator de correlação (Cor) de 0,95.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Química.pt_BR
dc.titleModelagem e simulação fluidodinâmica da dispersão de poluentes na microescala atmosférica.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe development of mathematical models, which simulate the dispersion of pollutants in the atmosphere using computational fluid dynamics, has been increasingly intense due to the technological evolution of computational routines. For the closure of the terms representing the turbulence, the model of standard two equations k- is the most widely used. However, when the effects of low Reynolds numbers should be considered (when molecular viscosity cannot be neglected), damping functions should be inserted resulting in a kind of k- for low Reynolds numbers. This thesis aims to present the development of a mathematical atmospheric dispersion model, whose scientific contribution is the development of empirical equations to define the damping function (𝑓�µ) in the calculation of turbulent viscosity, in addition the functions "walls" commonly used by commercial computer codes. As a computational tool, CFX® software has been used to perform fluid dynamics simulation. For the validation of the model, the data from the Copenhagen experiment were used. The statistical indices of the model were also compared with the results of other studies found in the literature. The results showed that the proposed methodology was able to simulate the field experiment with a very satisfactory level, reaching a normalized mean square error (NMSE) of 0.02 and a correlation factor (Color) of 0.95.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/328-
dc.date.accessioned2018-03-26T21:38:56Z-
dc.date.available2018-03-26-
dc.date.available2018-03-26T21:38:56Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectViscosidade Turbulentapt_BR
dc.subjectModelo k-ɛ padrãopt_BR
dc.subjectFunção Amortecimentopt_BR
dc.subjectSimulação de dispersão de poluentespt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectDispersão de poluentes - regime turbulentopt_BR
dc.subjectPoluentes na atmosferapt_BR
dc.subjectNúmeros de Reynoldspt_BR
dc.subjectSoftware CFXpt_BR
dc.subjectTurbulent Viscositypt_BR
dc.subjectSimulation of dispersion of pollutantspt_BR
dc.subjectComputational Fluid Dynamicspt_BR
dc.subjectPollutants in the atmospherept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Valério de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFluid dynamics modeling and simulation of dispersion of pollutants in the atmospheric microscale.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Valério de Araújo. Modelagem e simulação fluidodinâmica da dispersão de poluentes na microescala atmosférica. 2017. 123f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/328pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Química.

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VALÉRIO DE ARAÚJO GOMES - TESE PPGEQ 2017.pdfValério de Araújo Gomes - TESE PPGEQ 2017.1.14 MBAdobe PDFView/Open


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