Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904
Title: Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial.
Other Titles: Evaluation of the implementation of blended disciplines in a face-to-face Production Engineering Course.
???metadata.dc.creator???: BARROSO, Ana Flavia da Fonseca.
Keywords: Curso de Engenharia de Produção;Curso em EAD;Educação a distância;Disciplinas semipresenciais;Production Engineering Course;EAD course;Distance education;Blended courses
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904
???metadata.dc.description.resumo???: A modalidade EAD tornou-se relevante na sociedade como forma de aprendizado econômico, dinâmico, atualizado e flexível e que vem promovendo o acesso e inclusão de estudantes de faixas etárias e localidades diversas. No Brasil, além dos cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Portaria 4.059/2004 regulamentou a introdução da oferta de disciplinas a distância de forma integral ou parcial nos cursos de graduação presencial desde que se atinja o limite máximo de 20% da carga horária total destes. Ainda hoje, encontra-se resistência em relação ao EAD aliado ao ensino presencial por parte dos alunos e alguns professores e, por esse motivo, objetivou-se com este artigo investigar e avaliar o processo de implementação das disciplinas semipresenciais em um curso de graduação presencial de Engenharia de Produção de uma universidade particular com uma unidade em Minas Gerais. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com base no PPC, no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do INEP, reuniões com o corpo docente do Núcleo Docente Estruturante do curso, nas portarias MEC 4.059/2004 e 1.134/2016, além de análise de pesquisas da CPA da instituição e do AVA. Verificou-se que neste processo, deve-se cuidar para que as disciplinas semipresenciais sejam trabalhadas com cuidado e de forma a atender os anseios dos alunos por um ensino de qualidade, de forma motivadora e com apresentação de conteúdo relevante para atender ao perfil desejado do egresso.
Keywords: Curso de Engenharia de Produção
Curso em EAD
Educação a distância
Disciplinas semipresenciais
Production Engineering Course
EAD course
Distance education
Blended courses
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM UM CURSO DE ENGENHARIA - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfAvaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. - Anais XI SIMEP Artigo 2023262.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.