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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A modalidade EAD tornou-se relevante na sociedade como forma de aprendizado econômico, dinâmico, atualizado e flexível e que vem promovendo o acesso e inclusão de estudantes de faixas etárias e localidades diversas. No Brasil, além dos cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Portaria 4.059/2004 regulamentou a introdução da oferta de disciplinas a distância de forma integral ou parcial nos cursos de graduação presencial desde que se atinja o limite máximo de 20% da carga horária total destes. Ainda hoje, encontra-se resistência em relação ao EAD aliado ao ensino presencial por parte dos alunos e alguns professores e, por esse motivo, objetivou-se com este artigo investigar e avaliar o processo de implementação das disciplinas semipresenciais em um curso de graduação presencial de Engenharia de Produção de uma universidade particular com uma unidade em Minas Gerais. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com base no PPC, no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do INEP, reuniões com o corpo docente do Núcleo Docente Estruturante do curso, nas portarias MEC 4.059/2004 e 1.134/2016, além de análise de pesquisas da CPA da instituição e do AVA. Verificou-se que neste processo, deve-se cuidar para que as disciplinas semipresenciais sejam trabalhadas com cuidado e de forma a atender os anseios dos alunos por um ensino de qualidade, de forma motivadora e com apresentação de conteúdo relevante para atender ao perfil desejado do egresso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T21:27:12Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16 | - |
dc.date.available | 2023-11-16T21:27:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Curso de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Curso em EAD | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas semipresenciais | pt_BR |
dc.subject | Production Engineering Course | pt_BR |
dc.subject | EAD course | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Blended courses | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the implementation of blended disciplines in a face-to-face Production Engineering Course. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
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AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM UM CURSO DE ENGENHARIA - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdf | Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. - Anais XI SIMEP Artigo 2023 | 262.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
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