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dc.description.resumoA modalidade EAD tornou-se relevante na sociedade como forma de aprendizado econômico, dinâmico, atualizado e flexível e que vem promovendo o acesso e inclusão de estudantes de faixas etárias e localidades diversas. No Brasil, além dos cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Portaria 4.059/2004 regulamentou a introdução da oferta de disciplinas a distância de forma integral ou parcial nos cursos de graduação presencial desde que se atinja o limite máximo de 20% da carga horária total destes. Ainda hoje, encontra-se resistência em relação ao EAD aliado ao ensino presencial por parte dos alunos e alguns professores e, por esse motivo, objetivou-se com este artigo investigar e avaliar o processo de implementação das disciplinas semipresenciais em um curso de graduação presencial de Engenharia de Produção de uma universidade particular com uma unidade em Minas Gerais. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com base no PPC, no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do INEP, reuniões com o corpo docente do Núcleo Docente Estruturante do curso, nas portarias MEC 4.059/2004 e 1.134/2016, além de análise de pesquisas da CPA da instituição e do AVA. Verificou-se que neste processo, deve-se cuidar para que as disciplinas semipresenciais sejam trabalhadas com cuidado e de forma a atender os anseios dos alunos por um ensino de qualidade, de forma motivadora e com apresentação de conteúdo relevante para atender ao perfil desejado do egresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleAvaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904-
dc.date.accessioned2023-11-16T21:27:12Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-11-16T21:27:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCurso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectCurso em EADpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDisciplinas semipresenciaispt_BR
dc.subjectProduction Engineering Coursept_BR
dc.subjectEAD coursept_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectBlended coursespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROSO, Ana Flavia da Fonseca.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the implementation of blended disciplines in a face-to-face Production Engineering Course.pt_BR
dc.identifier.citationBARROSO, Ana Flavia da Fonseca. Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904pt_BR
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AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM UM CURSO DE ENGENHARIA - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfAvaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. - Anais XI SIMEP Artigo 2023262.81 kBAdobe PDFView/Open


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