Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3291
Title: Sistema de acionamento estático multimáquinas ca com número reduzido de chaves.
Other Titles: Multi-cylinder static drive system with reduced number of keys.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Osglay Izídio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JACOBINA, Cursino Brandão.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Maurício Beltrão Rossiter.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Edison Roberto Cabral da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LINS, Zanoni Dueire.
Keywords: Acionamento de Máquinas CA.;Redução de Componentes.;Acionamento de Múltiplas Máquinas.;AC Drive Operation.;Reduction of Components.;Multi-Drive Drive.
Issue Date: 23-Feb-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Osglay Izídio da. Sistema de acionamento estático multimáquinas ca com número reduzido de chaves. 2006. 184f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: Os sistemas de acionamento de máquinas elétricas com número reduzido de semicondutores de potência vem se tornando cada vez mais importantes no universo que forma a eletrônica industrial e acionamentos de máquinas elétricas, devido a fatores relacionados com o custo e o tamanho do sistema. Também em alguns casos é possível reduzir as perdas de operação. Estes sistemas de acionamento com número reduzido de chaves são bem conhecidos na literatura e apresentam algumas vantagens em aplicações específicas como, por exemplo, quando há necessidade de se diminuir o tamanho do sistema de acionamento ou quando existe uma exigência ainda maior pela redução dos custos. Em aplicações industriais onde é requerido o acionamento de múltiplas máquinas, a solução direta consiste em replicar a configuração padrão. Uma primeira alternativa para a redução de custos nestes casos é usar um barramento cc para todos os acionamentos instalados na planta. Uma segunda alternativa para maior redução de custos é o uso de topologias de conversores com um número reduzido de chaves, no entanto este procedimento implica em restrições relacionadas com a capacidade de tensão do conversor e distorção harmônica total (THD). A diminuição no número de chaves pode se tornar indispensável, principalmente em aplicações com múltiplas máquinas, já que existe uma relação direta entre o aumento no número de máquinas e a necessidade de aumentar o número de chaves para acioná-las. Para contemplar cada ponto mencionado anteriormente, este trabalho investiga os sistemas de acionamento com número reduzido de chaves. A redução mencionada refletirá em redução dos custos. Neste âmbito são apresentadas diferentes topologias para o acionamento de máquinas.
Keywords: Acionamento de Máquinas CA.
Redução de Componentes.
Acionamento de Múltiplas Máquinas.
AC Drive Operation.
Reduction of Components.
Multi-Drive Drive.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3291
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSGLAY IZÍDIO DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGEE 2006..pdfOsglay Izídio da Silva - Dissertação PPGEE 2006.9.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.