Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos, acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para nacionalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleIdentificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942-
dc.date.accessioned2023-11-20T11:01:17Z-
dc.date.available2023-11-20-
dc.date.available2023-11-20T11:01:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiro modernospt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectTabletoppt_BR
dc.subjectClusteringpt_BR
dc.subjectClusterização não hierárquicapt_BR
dc.subjectAnálise de correspondência múltiplapt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectIdentificação de jogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectBoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectBase da dados - jogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectModern board gamespt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectTabletoppt_BR
dc.subjectClusteringpt_BR
dc.subjectNon-hierarchical clusteringpt_BR
dc.subjectMultiple correspondence analysispt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectBoard game identificationpt_BR
dc.subjectBoardGameGeek - website specializing in board gamespt_BR
dc.subjectDatabase - board gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMBROSIO, Leandro Chiandotti.-
dc.creatorMOREIRA, Miguel ngelo Lellis.-
dc.creatorFÁVERO, Luiz Paulo Lopes.-
dc.creatorSANTOS, Marcos dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIdentification of modern board games with potential for nationalization.pt_BR
dc.identifier.citationAMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDENTIFICAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS COM POTENCIAL PARA NACIONALIZAÇÃO - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfIdentificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização - Anais XI SIMEP Artigo 2023.470.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.