Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942
Title: Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização.
Other Titles: Identification of modern board games with potential for nationalization.
???metadata.dc.creator???: AMBROSIO, Leandro Chiandotti.
MOREIRA, Miguel ngelo Lellis.
FÁVERO, Luiz Paulo Lopes.
SANTOS, Marcos dos.
Keywords: Jogos de tabuleiro modernos;Board games;Tabletop;Clustering;Clusterização não hierárquica;Análise de correspondência múltipla;Machine learning;Aprendizado de máquina;Identificação de jogos de tabuleiro;BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro;Base da dados - jogos de tabuleiro;Modern board games;Board games;Tabletop;Clustering;Non-hierarchical clustering;Multiple correspondence analysis;Machine learning;Board game identification;BoardGameGeek - website specializing in board games;Database - board games
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos, acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para nacionalização.
Keywords: Jogos de tabuleiro modernos
Board games
Tabletop
Clustering
Clusterização não hierárquica
Análise de correspondência múltipla
Machine learning
Aprendizado de máquina
Identificação de jogos de tabuleiro
BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro
Base da dados - jogos de tabuleiro
Modern board games
Board games
Tabletop
Clustering
Non-hierarchical clustering
Multiple correspondence analysis
Machine learning
Board game identification
BoardGameGeek - website specializing in board games
Database - board games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDENTIFICAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS COM POTENCIAL PARA NACIONALIZAÇÃO - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfIdentificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização - Anais XI SIMEP Artigo 2023.470.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.