Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3297
Title: Módulo tutor para apoiar o treinamento de operadores em um ambiente simulado.
Other Titles: Módulo de tutoria para apoiar o treinamento de operadores em um ambiente simulado.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Raffael Carvalho da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GURJÃO, Edmar Candeia.
Keywords: Treinamento Simulado.;Módulo Tutor.;Realidade Virtual.;Treinamento de Operadores de Sistemas Elétricos.;Simulated Training.;Tutor Module.;Virtual reality.;Training of Electrical System Operators.
Issue Date: 28-Mar-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Raffael Carvalho da. Módulo tutor para apoiar o treinamento de operadores em um ambiente simulado. 2011. 86f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A demanda por profissionais capacitados em períodos de tempo cada vez mais curtos tem levado à busca por estratégias mais eficazes e eficientes de treinamento. Neste contexto o uso de simuladores em Realidade Virtual (RV) apresenta-se como uma alternativa viável e eficaz. Através da RV é possível propiciar aos treinandos a vivência em situações reais, que de outra forma seria inacessível. Este trabalho consistiu na concepção e construção de um sistema tutor para integrar o projeto de um simulador para treinamento na operação de uma subestação elétrica. O módulo desenvolvido oferece recursos que apóiam a gestão de treinamentos e a avaliação do seu impacto. Na concepção do módulo tutor foi adotada uma arquitetura capaz de atender aos requisitos: modularidade, interoperabilidade e persistência. Ele também possibilita integrar o simulador a sistemas supervisórios comerciais, estendendo assim suas funcionalidades. As escolhas de projeto foram validadas a partir da realização de um experimento durante o qual foram avaliados aspectos de usabilidade e a adequação das soluções adotadas no projeto do tutor aos requisitos do projeto.
Abstract: The demand for highly trained professionals in shorter periods of time has boosted the search for more effective and efficient ways of operator training strategies. In this context, the use of simulators using Virtual Reality (VR) presents itself as a viable and effective alternative. Trough VR it is possible to provide the trainees with real experiences otherwise inaccessible. This work consisted in conceiving and building a module tutor to be integrated the simulator developed to support training in the electric substation operating environment. The resulting module offers support to manage training programs and the evaluation of their impact. This module’s architecture complies with the project requirements: modularity, interoperability and persistence. It also allows integrating the tutor to commercially available supervisory systems extending the simulator functionalities. The design choices were validated during an experiment that explored usability aspects and the adequacy of the choices to the simulator requirements.
Keywords: Treinamento Simulado.
Módulo Tutor.
Realidade Virtual.
Treinamento de Operadores de Sistemas Elétricos.
Simulated Training.
Tutor Module.
Virtual reality.
Training of Electrical System Operators.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3297
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFFAEL CARVALHO DA COSTA - DISSERTAÇÃO PPGEE 2011.pdfRaffael Carvalho da Costa Dissertação - PPGEE 20111.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.