Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
Title: “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).
Other Titles: “Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021).
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Danilo Alves da.
Keywords: Formação docente - História;Saberes docentes - UAHIS - UFCG;Unidade Acadêmica de História - UFCG;Práticas docentes - UAHIS - UFCG;Formação inicial - professores de História UFCG;Curso de Licenciatura em História - CH UFCG;Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas;Prática de ensino;Saber docente;Ensino de História;Teacher training - History;Teaching knowledge - UAHIS - UFCG;History Academic Unit - UFCG;Teaching practices - UAHIS - UFCG;Initial training - UFCG History teachers;History Degree Course - CH UFCG;UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices;Teaching practice;Teaching knowledge;Teaching History
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.
Keywords: Formação docente - História
Saberes docentes - UAHIS - UFCG
Unidade Acadêmica de História - UFCG
Práticas docentes - UAHIS - UFCG
Formação inicial - professores de História UFCG
Curso de Licenciatura em História - CH UFCG
Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas
Prática de ensino
Saber docente
Ensino de História
Teacher training - History
Teaching knowledge - UAHIS - UFCG
History Academic Unit - UFCG
Teaching practices - UAHIS - UFCG
Initial training - UFCG History teachers
History Degree Course - CH UFCG
UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices
Teaching practice
Teaching knowledge
Teaching History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO PIRES DE ARAÚJO - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdfRodrigo Pires de Araújo - Monografia Lic. História CH 2021571.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.