Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, D. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Daisy Martins de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Luciano Feitosa do.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, L. F.pt_BR
dc.contributor.referee2CAMPOS, Alexandre.-
dc.contributor.referee2IDCAMPOS, A.pt_BR
dc.description.resumoA relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleA Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.pt_BR
dc.date.issued2023-06-07-
dc.description.abstractThe relationship between Physics and everyday life is often difficult to perceive, which makes teaching the subject a challenge. However, using everyday objects as teaching tools can bring students closer to scientific knowledge. This study focuses on the Physics of household utensils from the perspective of the Three Pedagogical Moments, targeting Youth and Adult Education classes. The objective is to analyze the impacts of using everyday objects in Physics education within this context. This approach can foster more active learning, allowing students to play a leading role in knowledge construction. The use of household utensils bridges the gap between students' daily life situations and provides a clearer understanding of the practical applications of Physics. This makes learning more engaging, enhancing student engagement and motivation. The study follows a qualitative didactic intervention, exploring topics such as heat propagation, heat, and temperature, using practical results in a real-world context. The analysis of the results indicates that the initial challenges in establishing the relationship between Physics and daily life tend to diminish when everyday objects are used as teaching tools. As a result, increased student interest, better content comprehension, and the ability to apply knowledge in different situations were observed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981-
dc.date.accessioned2023-11-20T22:46:30Z-
dc.date.available2023-11-20-
dc.date.available2023-11-20T22:46:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectFísica do cotidianopt_BR
dc.subjectCalor e temperaturapt_BR
dc.subjectUtensílios domésticos como recursos didáticos - Físicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - Físicapt_BR
dc.subjectGarrafa térmica - físicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectThree pedagogical momentspt_BR
dc.subjectEveryday physicspt_BR
dc.subjectHeat and temperaturept_BR
dc.subjectHousehold utensils as teaching resources - Physicspt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Physicspt_BR
dc.subjectThermos bottle - physicspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Diego Henrique.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO HENRIQUE GOMES - TCC LIC FÍSICA CCT 2023.pdfDiego Henrique Gomes - TCC Lic. Física CCT 20231.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.