Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385520790275022pt_BR
dc.contributor.advisor1FONSECA, Paulo Henriques da .-
dc.contributor.advisor1IDFONSECA, P. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096923723151069pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Dayanne Santos de.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, D. S.pt_BR
dc.contributor.referee2SOARES, Maria Brasileiro Sobra.-
dc.contributor.referee2IDSOARES, M. B. S.pt_BR
dc.description.resumoOs imóveis abandonados, parecem estar em conflito com os interesses sociais, que estão acima do interesse individual do proprietário, que não cuida do imóvel e o deixa sem uso, portanto o direito de propriedade garante ao proprietário uma série de poderes, mas também cria uma série de cuidados protetivos focados no interesse de seus poderes para atingir a finalidade social. A presente monografia pretende demonstrar, com base em referências bibliográficas, pesquisa legislativa e alguns dados empíricos e quali-quantitativos, que a arrecadação de imóveis abandonados é um instrumento administrativo para se alcançar o desenvolvimento social urbano. Cabe ao poder público, portanto, desenvolver políticas urbanas orientadas pelos princípios constitucionais e infraconstitucionais capazes de promover o desenvolvimento social, de forma ampla. Nesse aspecto, a arrecadação de imóveis abandonados ganha especial relevância diante dos inúmeros imóveis abandonados no país onde o poder público municipal deve buscar, atuar na solução dessas questões, pois o reconhecimento e cobrança de imóveis abandonados, não acontece de forma automática, mas deve seguir um processo administrativo regular e específico. Porém, esse processo de arrecadação, não se dá de forma repentina, existe o período de carência, o qual o proprietário pode regularizar a situação do imóvel e reivindicar sua posse, nesse período ele também exerce sua ampla defesa, que consta como garantia do devido processo legal. O que por muitas vezes vem se tornando um processo burocrático, com pouca celeridade, o que acaba dificultando o procedimento de arrecadação do imóvel abandonado por parte da administração pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireito Administrativopt_BR
dc.titleImóveis desocupados e políticas públicas habitacionais: análise a partir da jurisprudência e marcos normativos brasileiros.pt_BR
dc.date.issued2023-11-06-
dc.description.abstractAbandoned properties seem to be in conflict with social interests, which are above the individual interest of the owner, who does not take care of the property and leaves it unused. Therefore, the right to property guarantees the owner a series of powers, but also creates a series of protective care focused on the interests of its powers to achieve the social purpose. The present work aims to demonstrate, based on bibliographical references, legislative research and some empirical and qualitative data, that the collection of abandoned properties is an effective instrument for achieving urban social development. It is up to the public authorities, therefore, to develop urban policies guided by constitutional and infraconstitutional principles capable of promoting social development, in a broad way. In this aspect, the collection of abandoned properties gains special relevance given the countless abandoned properties in the country where the municipal public authorities must seek and act on the solution of these issues, as the recognition and collection of abandoned properties does not happen automatically, but must follow a regular and specific administrative process. However, this collection process does not happen suddenly, there is a grace period, during which the owner can regularize the situation of the property and claim ownership, during this period he also exercises his broad defense, which appears as a guarantee of the due legal process. What has often become a bureaucratic process, with little speed, which ends up making it difficult for the public administration to collect the abandoned property.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33066-
dc.date.accessioned2023-11-22T13:02:09Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-11-22T13:02:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectImóveis desocupadospt_BR
dc.subjectUnoccupied propertiespt_BR
dc.subjectPolíticas públicas habitacionais-
dc.subjectArrecadação de imóveis abandonados-
dc.subjectPublic housing policies-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Rosana Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUnoccupied properties and public housing policies: analysis based on Brazilian jurisprudence and regulatory frameworks.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA , Rosana Santos de. Imóveis desocupados e políticas públicas habitacionais: análise a partir da jurisprudência e marcos normativos brasileiros. 2023, 49fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. Sousa/PB- Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33066.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANA SANTOS DE ALMEIDA - TCC (Monografia) Direito CCJS 2023.pdfRosana Santos de Almeida. Direito, TCC 2023.694.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.