Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33068
Title: O direito ao espaço: um estudo sobre a acessibilidade espacial na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.
Other Titles: The right to space: a study on spatial accessibility at the Federal University of Campina Grande, Campus Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joalisson dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARQUES, Jordania Alyne Santos.
Keywords: Geografia;Acessibilidade Espacial;Inclusão de Pessoas com Deficiência Física;Ensino Superior;Geography;Spatial Accessibility;Inclusion of People with Physical Disabilities;University Education
Issue Date: 21-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joalisson dos Santos. O direito ao espaço: um estudo sobre a acessibilidade espacial na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande. 2023. 87 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o objetivo de analisar a acessibilidade espacial na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande (UFCG-CG), a partir das normas vigentes, entre elas a Norma Brasileira de acessibilidade (NBR 9050), com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência física. A presente pesquisa científica ocorreu entre março e junho de 2023. Dessa forma, o estudo inicia-se abordando sobre as universidades, estas que também são espaços que atuam no âmbito da formação profissional, tendo bastante relevância para as sociedades, pois pesquisam sobre as contradições existentes e também atuam com os programas de ensino e extensão. Contudo, estes espaços ainda não atendem à população de forma igualitária. Como também, mesmo havendo políticas afirmativas e, embora haja o acesso de minorias ao Ensino Superior, ainda persistem muitas dificuldades para que as pessoas com deficiências permaneçam em tais espaços. O estudo utiliza-se da pesquisa qualitativa a partir de análises bibliográficas e documentais, além de acervo fotográfico envolvendo os espaços utilizados por estudante usuário de cadeiras de rodas, que auxiliou na identificação de objetos acessíveis e inacessíveis na UFCG-CG. Entre os resultados destacamos que a falta de um acompanhamento mais técnico, no que se refere à produção arquitetônica e a manutenção do espaço da universidade ainda não segue as normas vigentes, o que ocasiona uma série de barreiras, principalmente físicas que, de certa forma, inibem a participação cidadã efetiva da pessoa com deficiência física, cabendo a UFCG realizar uma reavaliação estrutural para compor as normas de acessibilidade vigentes. Ademais, existem problemas orçamentários advindos dos cortes financeiros para a educação nos últimos anos, mas estes não podem dispensar a necessidade de políticas de educação inclusiva na UFCG e garantir prioridades na efetivação da mesma.
Abstract: With the objective of analyzing the spatial accessibility in the Federal University of Campina Grande Campus Campina Grande (UFCG-CG), from the current norms, such as the Brazilian Norm of accessibility (NBR 9050), with emphasis on the inclusion of people with physical disabilities. This scientific research begins and ends simultaneously with the academic period of 2022.2 of UFCG. Thus, the study begins by addressing universities, which are also spaces that act in the scope of professional training, having a lot of relevance for societies, because they research on the existing contradictions and also work with teaching and extension programs. However, these spaces still do not serve the population equally. As well, even though there are affirmative policies and, although there is access of minorities to Higher Education, there are still many difficulties for them to access remain in such spaces. The study uses qualitative research from the case study, using bibliographical and documentary analyses, as well as a photographic collection involving the spaces used by student users of wheelchairs, which helped in the identification of accessible and inaccessible objects at UFCG-CG. Among the results, we highlight that the lack of a more technical follow-up, with regard to the architectural production and the maintenance of the university space, still do not follow the current norms, which causes a series of barriers, mainly physical that, in a certain way, inhibit the effective citizen participation of the person with physical disabilities, and it is up to UFCG to carry out a structural reassessment to compose the current accessibility standards. In addition, there are budgetary problems arising from the financial cuts for education in recent years, but these cannot dispense with the need for inclusive education policies at UFCG and ensure priorities in the implementation of the same.
Keywords: Geografia
Acessibilidade Espacial
Inclusão de Pessoas com Deficiência Física
Ensino Superior
Geography
Spatial Accessibility
Inclusion of People with Physical Disabilities
University Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33068
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOALISSON DOS SANTOS SILVA-MONOGRAFIA-LICENCIATURA EM GEOGRAFIA-CH (2023).pdf17.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.