Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
Title: Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem.
Other Titles: Relationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process.
???metadata.dc.creator???: VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo.
QUINTANA, Milagros Noemi.
Keywords: Avaliação;Processo de ensino e aprendizagem - avaliação;Inferência estatística;Gráficos de controle;Regressão múltipla;Assessment;Teaching and learning process - assessment;Statistical inference;Control Charts;Multiple regression
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação. Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma.
Keywords: Avaliação
Processo de ensino e aprendizagem - avaliação
Inferência estatística
Gráficos de controle
Regressão múltipla
Assessment
Teaching and learning process - assessment
Statistical inference
Control Charts
Multiple regression
???metadata.dc.subject.cnpq???: Multiple regression
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES ATRAVÉS DA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfRelação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023255.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.