Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação. Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multiple regression | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T18:53:10Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22 | - |
dc.date.available | 2023-11-22T18:53:10Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject | Inferência estatística | pt_BR |
dc.subject | Gráficos de controle | pt_BR |
dc.subject | Regressão múltipla | pt_BR |
dc.subject | Assessment | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning process - assessment | pt_BR |
dc.subject | Statistical inference | pt_BR |
dc.subject | Control Charts | pt_BR |
dc.subject | Multiple regression | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo. | - |
dc.creator | QUINTANA, Milagros Noemi. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Relationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES ATRAVÉS DA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdf | Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023 | 255.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.