Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação. Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMultiple regressionpt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleRelação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101-
dc.date.accessioned2023-11-22T18:53:10Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-11-22T18:53:10Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subjectInferência estatísticapt_BR
dc.subjectGráficos de controlept_BR
dc.subjectRegressão múltiplapt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectTeaching and learning process - assessmentpt_BR
dc.subjectStatistical inferencept_BR
dc.subjectControl Chartspt_BR
dc.subjectMultiple regressionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVILLALOBOS, Luz Delicia Castillo.-
dc.creatorQUINTANA, Milagros Noemi.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process.pt_BR
dc.identifier.citationVILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES ATRAVÉS DA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfRelação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023255.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.