Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33108
Title: Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira.
Other Titles: Selection of manufacturing plants for the distribution of light vehicles using the integer programming method.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Adriana Cavalcante.
GOMES, Jakyelle Sales.
CARVALHO, Wagner dos Anjos.
SANTOS, Marcos dos.
COSTA, Igor Pinheiro de Araújo.
Keywords: Pesquisa operacional;Plantas fabris;Programação inteira;Fusões e aquisições;Custos;Modelagem matemática;Operational Research;Manufacturing plants;Entire programming;Fusions and acquisitions;Costs;Mathematical modeling
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Adriana Cavalcante; GOMES, Jakyelle Sales; CARVALHO, Wagner dos Anjos; SANTOS, Marcos dos; COSTA, Igor Pinheiro de Araújo. Seleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: Duas montadoras instaladas no Brasil que iniciaram sua fusão. As Fusões e Aquisições (F&A), reflexos de decisões estratégicas, impactam em outras estratégias e nas diretrizes empresariais, no que tange à busca de vantagens competitivas (Haeruddin, 2017). Esses processos também podem levar a uma rápida expansão, economia de escala, maior produtividade e obtenção de novos mercados, inclusive internacionais (Khan, Soundararajan, Wood, & Ahammad, 2020). De acordo com o anuário da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2021) sobre a produção anual de automóveis no ano de 2021, foi detectada alta demanda de veículos leves por todo território brasileiro. Por isso, observando a oportunidade de mercado o artigo tem como objetivo minimizar o custo de transporte, mais os custos fixos e variáveis para atender as demandas de concessionárias e lojistas para veículos dos tipos SUV, Sedan, Hatch e Truck que possuem unidades industriais em quatro regiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul) assim como, verificar se alguma unidade produtiva deverá ser fechada ou não. Para conseguir transportar os novos automóveis, a nova empresa selecionou cinco unidades de produção nos Estados de Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo com capacidade de produção suficiente para atender as demandas de diferentes partes do país. Dado esse contexto, estabeleceu-se um estudo para avaliar a viabilidade de distribuição de automóveis de acordo com as demandas dos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Pará. A partir da modelagem do problema utilizando como dados de capacidade de produção, custo de transporte, demanda por tipo de automóvel e custos fixos e variáveis das montadoras utilizando a programação inteira verificou-se que é possível atender as demandas e que nenhuma unidade produtiva deverá ser fechada.
Keywords: Pesquisa operacional
Plantas fabris
Programação inteira
Fusões e aquisições
Custos
Modelagem matemática
Operational Research
Manufacturing plants
Entire programming
Fusions and acquisitions
Costs
Mathematical modeling
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33108
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SELEÇÃO DE PLANTAS FABRIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS LEVES UTILIZANDO O MÉTODO DA PROGRAMAÇÃO INTEIRA - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdfSeleção de plantas fabris para distribuição de veículos leves utilizando o método da programação inteira - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023777.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.