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dc.creator.IDMELO, T. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5041205282280726pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Gracielle Malheiro dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Gracielle Malheiro dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661169362398339pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Maysla Rayssa Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, M. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA COSTA, MAYSLA RAYSSA.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, MAYSLA RAYSSA SILVA.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333577061523932pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Deborah Dornellas.-
dc.contributor.referee1IDRAMOS, Deborah Dornella.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976434644813519pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia de implementação de mudanças na formação em saúde de futuros profissionais por meio de práticas colaborativas entre grupos tutoriais que constituem estrutura interna na Estratégia de Saúde da Família. Objetivo: Refletir sobre as experiências pessoais durante a vivência no PET-Saúde na Unidade de Saúde da Família “Rosália Henrique de Alencar Lima” e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de uma estudante de nutrição. Metodologia: Trata-se de um estudo com desenho qualitativo a partir da experiência de estudante de graduação do curso de nutrição, do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande. Identificam-se como cenários da experiência o PET-Saúde, serviço de saúde e seu município. Para registro e análise adotou-se a vinheta, gerada a partir de registros realizados pelo pesquisador levando em consideração as suas impressões do que foi vivenciado/observado, sendo a partir da organização de suas notas escritas em um diário de campo ou através da gravação das falas, logo após as situações observadas in loco. Para compreender os sentidos envolvidos foram utilizadas as anotações contidas no caderno de campo durante a vivência do programa PET-Saúde “Gestão e Assistência” de agosto de 2022 a agosto de 2023 esse material foi fonte da análise. Foram produzidas e analisadas cinco vinhetas com os temas: “Vinheta 1 - Expectativas e o estar em processo: percurso da minha formação”, “Vinheta 2 - Desafios da mobilização social e a importância das ações coletivas na unidade”, “ Vinheta 3 - Gestão e o trabalho coletivo no PET- Saúde”, “Vinheta 4 - Desenvolvendo as competências” e a “Vinheta 5 - Perdendo-se e como se reencontrar? Desmonte das equipes multiprofissionais na Atenção Básica e como Re-EXISTIR”. As vinhetas foram reduzidas e condensadas de forma a evidenciar os temas identificados como prioritários diante da atual realidade de desmonte do NASF dentro das unidades de saúde e como os profissionais e estudantes encontram forma de trazer oferta de saúde à população mesmo em situações precárias de promoção e prevenção à saúde. Resultados: A inserção das práticas de ensino nos serviços de saúde por facilitar a integração dos alunos no processo de trabalho em saúde, apresentando a realidade dos cenários no sistema de saúde brasileiro e mostrando que a formação em saúde é um percurso que se depende da integração entre ensino-serviço-comunidade e perpassa os aspectos pessoais dos estudantes e dos seus contextos sociais, econômicos, culturais, populacionais e envolvem tudo que se refere a própria instituição de ensino. As condições para a realização, manutenção e mesmo ampliação da integração ensino-serviço e comunidade, dos da vida e do sistema único de saúde envolvem muitos desafios, entre eles os aspectos ligados ao financiamento, a diversificação dos equipamentos e sua quantidade tem grande influência nos cotidianos em municípios de pequeno porte. Considerações finais: A experiência no programa PET-Saúde possui extrema importância na formação dos futuros profissionais de saúde por acrescentar e possibilitar uma maior interação e colaboração no efetivo trabalho em equipe no serviço de saúde pública e proporciona o desenvolvimento de uma integração de ensino-serviço-comunidade por meio do SUS, a estratégia saúde da família (ESF) e o núcleo de apoio à saúde da família (NASF), onde a parceria da UFCG e das Secretarias Municipais de Saúde fortalecem o vínculo entre os serviços, a educação, a formação em saúde e a reflexão sobre o trabalho multiprofissional e para a Atenção Primária em Saúde na oferta e promoção de saúde de qualidade a população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Públicapt_BR
dc.titleVinhetas na vivência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (Pet-Saúde).pt_BR
dc.date.issued2023-10-16-
dc.description.abstractThe Education through Work for Health Program (PET-Health) is a strategy for implementing changes in the health education of future professionals through collaborative practices between tutorial groups that constitute an internal structure in the Family Health Strategy. Objective: To reflect on personal experiences during the Health Education and Work Program (PET-Saúde) at the Family Health Unit “Rosália Henrique de Alencar Lima” and the Family Health Support Center (NASF) of a graduate student in nutrition. Methodology: This is a study with a qualitative design based on the experience of an undergraduate student in the nutrition course, at the Center for Education and Health (CES) at the Federal University of Campina Grande. The scenarios of the experience are identified as PET-Saúde, the health service and its municipality. For recording and analysis, the vignette was adopted, generated from records made by the researcher taking into account his impressions of what was experienced/observed, based on the organization of his notes written in a field diary or through the recording of speeches, right after the situations observed in loco. a To understand the meanings involved, the notes contained in the field notebook were used during the PET-Saúde “Management and Assistance” program from August 2022 to August 2023. This material was the source of the analysis. Five vignettes were produced and analyzed with the themes: “Vignette 1 - Expectations and being in process: path of my training", "Vignette 2 - Challenges of social mobilization and the importance of collective actions in the unit", "Vignette 3 - Management and collective work in PET- Health", "Vignette 4 - Developing skills" and "Vignette 5 - Getting lost and how to find yourself again? Dismantling of multiprofessional teams in Primary Care and how to Re-EXIST”. The vignettes were reduced and condensed in order to highlight the themes identified as priorities given the current reality of dismantling the NASF within health units and how professionals and students find a way to bring healthcare to the population even in precarious situations of promotion and health prevention. Results: The insertion of teaching practices in health services by facilitating the integration of students in the health work process, presenting the reality of scenarios in the Brazilian health system and showing that health training is a path that depends on integration between teaching-service-community and permeates the personal aspects of students and their social, economic, cultural, population contexts and involves everything related to the educational institution itself. The conditions for realizing, maintaining and even expanding teaching-service and community integration, life and the single health system involve many challenges, including aspects linked to financing, the diversification of equipment and its quantity has a great influence on everyday life in small municipalities. Final considerations: The experience in the PET-Saúde program is extremely important in the training of future health professionals as it adds and enables greater interaction and collaboration in effective teamwork in the public health service and provides the development of teaching-service integration -community through the SUS, the family health strategy (ESF) and the family health support center (NASF), where the partnership between UFCG and the Municipal Health Departments strengthens the link between services, education, health training and reflection on multidisciplinary work and Primary Health Care in offering and promoting quality health to the population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33114-
dc.date.accessioned2023-11-22T19:52:57Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-11-22T19:52:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectPrograma educação pelo trabalhopt_BR
dc.subjectPet-saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à Saúdept_BR
dc.subjectFormação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.subjectEducation through work programpt_BR
dc.subjectPet-healthpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHealth trainingpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subjectEducación y saludpt_BR
dc.subjectPrograma de educación a través del trabajopt_BR
dc.subjectSalud de las mascotaspt_BR
dc.subjectPrimeros auxiliospt_BR
dc.subjectFormación sanitariapt_BR
dc.subjectSalud públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Thalita Oliveira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVignettes in the experience of a student in the Education through Work for Health Program (Pet-Saúde).pt_BR
dc.title.alternativeViñetas en la experiencia de un estudiante del Programa Educación a través del Trabajo para la Salud (Pet-Saúde).pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Thalita Oliveira de. Vinhetas na vivência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (Pet-Saúde). 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl Programa Educación a través del Trabajo para la Salud (PET-Saúde) es un estrategia para implementar cambios en la formación sanitaria de los futuros profesionales mediante a través de prácticas colaborativas entre grupos tutoriales que constituyen una estructura interna en el Estrategia de Salud Familiar. Objetivo: Reflexionar sobre experiencias personales durante el experiencia en PET-Saúde en la Unidad de Salud de la Familia “Rosália Henrique de Alencar Lima” y el Centro de Apoyo a la Salud Familiar (NASF) de un estudiante de nutrición. Metodología: Este es un estudio con un diseño cualitativo basado en la experiencia de un estudiante de secundaria. graduación de la carrera de nutrición, del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Distrito Federal de Campina Grande. Los escenarios de experiencia están identificados como PET-Saúde, servicio de salud y su municipio. Para el registro y análisis se adoptó la viñeta, generada a partir de de registros realizados por el investigador teniendo en cuenta sus impresiones sobre lo que fue experimentado/observado, a partir de la organización de sus notas escritas en un diario en el campo o mediante grabación de discursos, inmediatamente después de las situaciones observadas in loco. Para Para comprender los significados involucrados, se utilizaron las notas contenidas en el cuaderno. campo durante la experiencia del programa PET-Salud “Gestión y Asistencia” de agosto de 2022 En agosto de 2023, este material fue la fuente del análisis. Cinco viñetas con los temas: “Viñeta 1 - Expectativas y estar en proceso: viaje de mi capacitación”, “Viñeta 2 - Desafíos de la movilización social y la importancia de las acciones colectivas en unidad”, “Viñeta 3 - Gestión y trabajo colectivo en PET- Saúde”, “Viñeta 4 - Desarrollando habilidades” y “Viñeta 5 - ¿Perderse y cómo reencontrarse? Desmantelar equipos multidisciplinares en Atención Primaria y cómo REEXISTIR”. Hacia Las viñetas se redujeron y condensaron para resaltar los temas identificados como prioridades dada la realidad actual del desmantelamiento de la NASF dentro de las unidades de salud y Cómo profesionales y estudiantes encuentran la manera de acercar la atención sanitaria a la población. incluso en situaciones precarias de promoción y prevención de la salud. Resultados: la inserción de prácticas docentes en servicios de salud al facilitar la integración de los estudiantes en el proceso de trabajo de salud, presentando la realidad de los escenarios en el sistema de salud brasileño y mostrando que la formación en salud es un camino que depende de la integración entre enseñanza-servicio-comunidad e impregna los aspectos personales de los estudiantes y sus contextos sociales, económicos, culturales, poblacionales e involucran todo lo que se refiere propia institución educativa. Las condiciones para la creación, mantenimiento e incluso expansión. enseñanza-servicio e integración comunitaria, la vida y el sistema único de salud implican muchos desafíos, incluidos aspectos relacionados con la financiación, la diversificación de equipamiento y su cantidad tiene una gran influencia en la vida cotidiana en los municipios de talla pequeña. Consideraciones finales: La experiencia en el programa PET-Saúde es sumamente importancia en la formación de los futuros profesionales de la salud al agregar y habilitar un mayor interacción y colaboración en el trabajo en equipo efectivo en el servicio de salud pública y proporciona el desarrollo de la integración enseñanza-servicio-comunidad a través de del SUS, la estrategia de salud de la familia (ESF) y el centro de apoyo a la salud de la familia (NASF), donde la alianza entre UFCG y los Departamentos Municipales de Salud fortalece el vínculo entre servicios, educación, formación sanitaria y reflexión sobre el trabajo multidisciplinario y para la Atención Primaria de Salud en la oferta y promoción de una salud de calidad a la población.pt_BR
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