Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33169
Title: Análise comparativa da disponibilidade de medicamentos psicotrópicos em listas de medicamentos essenciais.
Other Titles: Comparative analysis of the availability of psychotropic medications on lists of essential medicines.
Análisis comparativo de la disponibilidad de medicamentos psicotrópicos en listas de medicamentos esenciales.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Samira Maria Belarmino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTENEGRO, Camila de Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Maria da Glória Batista.
Keywords: Medicamentos;Medicamentos psicotrópicos;Medicamentos essenciais;Politica nacional de medicamentos;Uso racional de medicamentos;RENAME;Assistência farmacêutica;Transtornos mentais;Tecnologias em saúde;Medicines;Psychotropic medications;Essential medicines;National medicines policy;Rational use of medicines;Pharmaceutical care;Mental disorders;Health technologies;Medicamentos esenciales;Uso racional de los medicamentos.;Desordenes mentales;Tecnologías sanitarias
Issue Date: 16-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Samira Maria Belarmino da. Análise comparativa da disponibilidade de medicamentos psicotrópicos em listas de medicamentos essenciais. 2023. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A Política Nacional de Medicamentos (PNM) estabelece como diretriz fundamental para garantir o acesso e uso racional de medicamentos (URM), a criação de uma lista de medicamentos essenciais denominada Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Entretanto, para que o processo de seleção seja custo efetivo e baseado nas melhores evidências científicas para atender as demandas prioritárias da população, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece uma lista modelo de medicamentos essenciais (EML) que deve ser adotada pelos países membros. Para tanto, esse trabalho teve como objetivo identificar e comparar os medicamentos psicotrópicos presentes na RENAME com a EML, e verificar semelhanças e diferenças entre as listas. Metodologicamente, foi realizada uma análise documental, com caráter exploratório, descritivo e quantitativo das edições da RENAME 2012 e 2022, bem como EML 2013 e 2023. Dessa forma, os medicamentos foram contabilizados, classificados utilizando o 2° nível do sistema de Classificação Anatômica-Terapêutica-Química e Dose Diária Definida (ATC/DDD) e relacionados de acordo com os princípios ativos. Assim, para cada princípio ativo foi realizada uma avaliação crítica considerando o componente do financiamento da Assistência Farmacêutica (AF) pertencente e a presença na EML (edições 2013 e 2023). Os dados obtidos foram submetidos à análise utilizando o Microsoft Excel (versão 2016). Os resultados demonstraram que em 10 anos a RENAME aumentou discretamente o rol de medicamentos psicotrópicos ofertados, no qual em 2012, a RENAME incluía 35 psicotrópicos, que representavam 8,47% de 413 fármacos presentes na edição. Enquanto, em 2022, a RENAME expandiu sua lista para 46 psicotrópicos, correspondendo a 8,7% do total de 529. Além disso, uma tendência notável ao longo da década é a diminuição significativa de psicotrópicos nas categorias N05 destinada aos antipsicóticos, ansiolíticos, sedativos e N06 referente aos psicanalépticos, como antidepressivos. É válido salientar que, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) foi o maior beneficiado, embora a atenção básica seja responsável por atender uma demanda maior de TMC. Por outro lado, há diferenças significativas entre as recomendações da OMS e a seleção de psicotrópicos da RENAME. Ao comparar a EML 2013 com a RENAME 2012 nota-se que ambas apresentam mais antiepiléticos e ansiolíticos. Entretanto, são notáveis as diferenças após 10 anos, uma vez que a EML 2023 diminuiu a oferta de antiepiléticos (N03) em detrimento da disponibilidade de ansiolíticos (N05) e antidepressivos (N06. Portanto, é possível afirmar que existem fármacos não essenciais padronizados na lista de financiamento nacional e isso parece estar associado a falta de alinhamento com a definição de medicamentos essenciais adotada pela OMS, bem como pressão crescente do mercado para incorporação de tecnologias em saúde. Esse estudo poderá contribuir com decisões assertivas em saúde, uma vez que gestores podem ter acesso a comparação realizada e poderão desenvolver uma seleção de psicotrópicos mais eficaz visando garantir a eficiência da AF. Até o momento, a presente pesquisa é inédita e não há precedentes na literatura com os mesmos objetivos aqui analisados.
Abstract: The National Medicines Policy (PNM) establishes as a fundamental guideline to guarantee access and rational use of medicines (URM), the creation of a list of essential medicines called the National List of Essential Medicines (RENAME). However, for the selection process to be cost effective and based on the best scientific evidence to meet the priority demands of the population, the World Health Organization (WHO) establishes a model list of essential medicines (EML) that must be adopted by member countries . To this end, this work aimed to identify and compare the psychotropic medications present in RENAME with EML, and verify similarities and differences between the lists. Methodologically, a documentary analysis was carried out, with an exploratory, descriptive and quantitative nature of the RENAME 2012 and 2022 editions, as well as EML 2013 and 2023. In this way, the medicines were counted, classified using the 2nd level of the Anatomical Classification system- Therapeutic-Chemical and Defined Daily Dose (ATC/DDD) and related according to the active ingredients. Thus, for each active ingredient, a critical assessment was carried out considering the Pharmaceutical Assistance (AF) financing component it belonged to and its presence in the EML (2013 and 2023 editions). The data obtained was subjected to analysis using Microsoft Excel (2016 version). The results demonstrated that in 10 years RENAME discreetly increased the list of psychotropic medications offered, in which in 2012, RENAME included 35 psychotropic drugs, which represented 8.47% of 413 drugs present in the edition. While, in 2022, RENAME expanded its list to 46 psychotropics, corresponding to 8.7% of the total of 529. Furthermore, a notable trend throughout the decade is the significant decrease of psychotropics in the N05 categories intended for antipsychotics, anxiolytics, sedatives and N06 referring to psychoanalytics, such as antidepressants. It is worth noting that the Specialized Component of Pharmaceutical Assistance (CEAF) was the biggest beneficiary, although primary care is responsible for meeting a greater demand for TMC. On the other hand, there are significant differences between WHO recommendations and RENAME's selection of psychotropic drugs. When comparing EML 2013 with RENAME 2012, it is noted that both have more antiepileptics and anxiolytics. However, the differences after 10 years are notable, since EML 2023 reduced the supply of antiepileptics (N03) to the detriment of the availability of anxiolytics (N05) and antidepressants (N06. Therefore, it is possible to state that there are standardized non-essential drugs in national financing list and this appears to be associated with a lack of alignment with the definition of essential medicines adopted by the WHO, as well as growing market pressure to incorporate health technologies. This study could contribute to assertive health decisions, since managers can have access to the comparison carried out and will be able to develop a more effective selection of psychotropic drugs to guarantee the efficiency of PA. To date, this research is unprecedented and there are no precedents in the literature with the same objectives analyzed here.
???metadata.dc.description.resumen???: La Política Nacional de Medicamentos (PNM) establece como lineamiento fundamental para garantizar el acceso y uso racional de los medicamentos (MUR), la creación de una lista de medicamentos esenciales llamado Lista Nacional de Medicamentos Esenciales (REBAUTIZAR). Sin embargo, para que el proceso de selección sea rentable y se base en mejores evidencias científicas para satisfacer las demandas prioritarias de la población, la La Organización Mundial de la Salud (OMS) establece una lista modelo de medicamentos (EML) que deben ser adoptados por los países miembros. Por lo tanto, este trabajo tuvo El objetivo es identificar y comparar los medicamentos psicotrópicos presentes en RENAME con EML, y comprobar similitudes y diferencias entre las listas. Metodológicamente fue se realizó un análisis documental, de carácter exploratorio, descriptivo y cuantitativo de los ediciones de RENAME 2012 y 2022, así como EML 2013 y 2023. De esta manera, el Se contaron los medicamentos, se clasificaron utilizando el 2.º nivel de la Clasificación Anatómico-Terapéutico-Químico y Dosis Diaria Definida (ATC/DDD) y relacionados según los principios activos. Así, para cada ingrediente activo, un una evaluación crítica considerando el componente financiero de la Asistencia Farmacéutica (AF) perteneciente y presente en EML (ediciones 2013 y 2023). Los datos obtenidos fueron sometidos a análisis mediante Microsoft Excel (versión 2016). Los resultados demostró que en 10 años RENAME aumentó discretamente la lista de medicamentos psicotrópicos ofertados, en los que en 2012 RENAME incluía 35 psicotrópicos, los cuales representaron el 8,47% de los 413 medicamentos presentes en la edición. Mientras, en 2022, RENAME amplió su lista a 46 psicotrópicos, lo que corresponde al 8,7% del total de 529. Además, Una tendencia notable a lo largo del decenio es la importante disminución del consumo de drogas psicotrópicas en categorías N05 para antipsicóticos, ansiolíticos, sedantes y N06 para psicoanalíticos, como los antidepresivos. Cabe señalar que el Componente Especializado del La Asistencia Farmacéutica (CEAF) fue la mayor beneficiada, aunque la atención básica es responsable de satisfacer una mayor demanda de TMC. Por otra parte, existen diferencias diferencias significativas entre las recomendaciones de la OMS y la selección de psicofármacos de RENAME. Hacia Al comparar EML 2013 con RENAME 2012, se observa que ambos tienen más antiepilépticos y ansiolíticos. Sin embargo, las diferencias después de 10 años son notables, ya que el EML 2023 redujo la oferta de antiepilépticos (N03) en detrimento de la disponibilidad de ansiolíticos (N05) y antidepresivos (N06. Por lo tanto, se puede afirmar que existen medicamentos no esenciales estandarizados en la lista de financiación nacional y esto parece estar asociado con falta de alineación con la definición de medicamentos esenciales adoptada por la OMS, así como como la creciente presión del mercado para incorporar tecnologías sanitarias. Este estudio puede contribuir a decisiones de salud asertivas, ya que los gerentes pueden tener acceso a comparación realizada y será capaz de desarrollar una selección más efectiva de drogas psicotrópicas con el objetivo garantizar la eficiencia del AF. Hasta la fecha, esta investigación no tiene precedentes y no hay precedentes. en la literatura con los mismos objetivos aquí analizados.
Keywords: Medicamentos
Medicamentos psicotrópicos
Medicamentos essenciais
Politica nacional de medicamentos
Uso racional de medicamentos
RENAME
Assistência farmacêutica
Transtornos mentais
Tecnologias em saúde
Medicines
Psychotropic medications
Essential medicines
National medicines policy
Rational use of medicines
Pharmaceutical care
Mental disorders
Health technologies
Medicamentos esenciales
Uso racional de los medicamentos.
Desordenes mentales
Tecnologías sanitarias
???metadata.dc.subject.cnpq???: Farmácia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33169
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Farmácia - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMIRA MARIA BELARMINO DA SILVA - TCC BACHARELADO EM FARMÁCIA CES 2023.pdfSamira Maria Belarmino da Silva - TCC Bacharelado em Farmácia CES 2023566.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.