Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3318
Title: Sistema embarcado para monitoramento de particulados de carbono em emissões de motores do ciclo diesel.
Other Titles: Emission system for monitoring carbon particulates in emissions from diesel cycle engines.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Tomás Victor Gonçalves Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: NEFF, Helmut Franz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA NETO, José Sérgio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.
Keywords: Particulados de Carbono.;Instrumentação Eletrônica.;Microcontroladores.;Particulate of Carbon.;Electronic Instrumentation.;Microcontrollers.
Issue Date: 23-Feb-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Tomás Víctor Gonçalves Pereira. Sistema embarcado para monitoramento de particulados de carbono em emissões de motores do ciclo diesel. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O monitoramento dos níveis de emissões de particulados de carbono em motores do ciclo diesel é necessário devido aos graves danos à saúde e ao ambiente que altas concentrações deste tipo de emissão podem causar. Neste trabalho é descrito o desenvolvimento de um sistema de instrumentação para monitoramento da concentração de particulados de carbono. O princípio de detecção está baseado na extinção e no espalhamento da luz proveniente de uma fonte de luminosa (laser) provocado pelo fluxo de fumaça de exaustão coletada por uma tubulação de amostra. A medição da concentração de particulado utiliza o princípio do opacímetro (atenuação luminosa), onde um sensor óptico está posicionado em frente à fonte luminosa. O espalhamento luminoso é medido através três de sensores ópticos posicionados em ângulos diferentes. A intensidade da luz espalhada em cada ângulo pode revelar características referentes à composição do particulado. O sistema de ensaio utiliza o motor diesel de um grupo gerador de 150KW e uma amostra dos gases de exaustão é canalizada até uma câmara de análise, onde estão localizados a fonte luminosa (laser) e os sensores ópticos. As leituras de cada um dos sensores e o controle do brilho do laser, são realizadas pelo microcontrolador do sistema de aquisição de dados. Os valores das leituras são processados e disponibilizados para um sistema de armazenamento ou controle através de uma conexão serial RS232.
Keywords: Particulados de Carbono.
Instrumentação Eletrônica.
Microcontroladores.
Particulate of Carbon.
Electronic Instrumentation.
Microcontrollers.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3318
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMÁS VÍCTOR GONÇALVES PEREIRA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGEE 2007..pdfTomás Víctor Gonçalves Pereira Araújo - Dissertação PPGEE 2007.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.