Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33197
Title: Análise do uso de cores no design de jogos digitais infantis para o estudo de matemática.
Other Titles: Analysis of the use of colors in the design of children's digital games for studying mathematics.
???metadata.dc.creator???: TEODOSIO, Annamaria Laurentino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROSA , João Guilherme da Silva Santa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Eva Rolim.
Keywords: Design;Jogos digitais infantis;Design da informação;Estudo de matemática;Children’s digital games;Color;Information;Children's digital games;Mathematics study;Cor
Issue Date: 31-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEODOSIO, Annamaria Laurentino. Análise do uso de cores no design de jogos digitais infantis para o estudo de matemática. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata da utilização da cor em jogos digitais infantis, direcionados a crianças na faixa-etária de 7 a 8 anos. O objetivo deste trabalho é analisar o uso da cor em jogos digitais infantis, buscando contribuir para otimizar a informação visual no contexto do estudo de conteúdos de matemática como estratégia pedagógica. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa é exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e composto pela análise de 24 jogos digitais infantis. A partir da metodologia adotada, foram realizadas as seguintes etapas para compor a pesquisa: análise dos jogos digitais infantis; tratamento e interpretação dos dados; e proposição de diretrizes para o uso da cor no projeto de jogos. No desenvolvimento das análises, foi utilizada a ferramenta de categorização das funções da cor desenvolvida por Menezes e Pereira (2017), os websites de jogos foram acessados para registro de imagens, seguido de recortes para detalhamento das funções da cor que compreendem três grandes grupos, são eles: funções perceptivas, funções indicativas e funções representativas, subdivididas em dez funções mais específicas. As análises foram realizadas a partir da observação da tela inicial e das telas seguintes para a execução das atividades propostas, visando perceber as informações relacionadas à percepção e significação da cor durante o uso dos jogos digitais. Concluindo o processo de análise, observou-se que, em relação às funções perceptivas, a função Harmonizar, seguida das funções Atrair e Organizar são as mais representativas no conjunto de jogos pedagógicos analisados. A função menos representativa e que apresentou mais problemas em seu uso foi Manter a legibilidade e visibilidade. A análise realizada possibilitou a identificação de usos positivos e negativos da cor e direcionou a proposição de sugestões para o uso da cor no projeto gráfico de jogos digitais infantis.
Abstract: This research deals with the use of color in children's digital games, aimed at children aged 7 to 8 years. The objective of this work is to analyze the use of color in children's digital games, seeking to contribute to optimizing visual information in the context of the study of mathematics content as a pedagogical strategy. The method used for the development of the research is exploratory and descriptive, with a qualitative approach and composed of the analysis of 24 children's digital games. Based on the adopted methodology, the following steps were taken to compose the research: analysis of children's digital games; processing and interpretation of data; and proposal of guidelines for the use of color in game design. In the development of the analyzes, the color function categorization tool developed by Menezes and Pereira (2017) was used, the game websites were accessed to record images, followed by clippings for detailing the color functions that comprise three large groups, namely: perceptive functions, indicative functions and representative functions, subdivided into ten more specific functions. The analyzes were carried out from the observation of the initial screen and the following screens for the execution of the proposed activities, aiming to perceive the information related to the perception and meaning of color during the use of digital games. Concluding the analysis process, recommendations were proposed for the use of color in children's digital games. Concluding the analysis process, it was observed that in relation to the perceptive functions, the harmonizing function, followed by the attracting and organizing functions are the most representative in the set of pedagogical games analyzed. The least representative function and which presented the most problems in its use was maintaining legibility and visibility. The analysis carried out enabled the identification of positive and negative uses of color and directed the proposition of suggestions for the use of color in the graphic design of children's digital games.
Keywords: Design
Jogos digitais infantis
Design da informação
Estudo de matemática
Children’s digital games
Color
Information
Children's digital games
Mathematics study
Cor
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33197
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNAMARIA LAURENTINO TEODOSIO - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2023.pdf5.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.