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Title: Social media marketing em micro e pequenas empresas : adoção e desempenho mercadológico.
Other Titles: Social media marketing in micro and small businesses: adoption and market performance.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Renata Edivania Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA, Vinicius Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Valter Afonso.
Keywords: Social Media Marketing;Adoção e uso;Micro e pequenas empresas;Desempenho mercadológico;Social Media Marketing;Adoption and Use;Micro and small enterprises;Market performance
Issue Date: 30-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Renata Edivania Costa. Social media marketing em micro e pequenas empresas: adoção e desempenho mercadológico. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetivou investigar o uso de Social Media Marketing por micro e pequenas empresas e sua relação com o desempenho mercadológico. Baseado na Teoria Tecnologia, Organização e Ambiente foram desenvolvidos três artigos. O primeiro correspondeu à pesquisa qualitativa com caráter exploratório, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a micro e pequenos empreendedores e corpus submetido à análise de conteúdo. O segundo correspondeu à aplicação de um survey e foi realizado um estudo quantitativo em caráter descritivo por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM) que se propôs a analisar o processo de adoção de Social Media Marketing por micro e pequenas empresas. E o terceiro correspondeu à aplicação de um survey, a partir do estudo quantitativo de caráter descritivo de corte transversal que se propôs a analisar a relação entre a atitude de micro e pequenos empreendedores quanto à adoção de Social Media Marketing e desempenho mercadológico, considerando o papel mediador de conhecimento técnico e o nível de uso da ferramenta. Os resultados evidenciaram que: além dos achados com relação a fatores inerentes a adoção de Social Media Marketing (SMM) na perspectiva de micro e pequenos empreendedores, descobriu que os empreendedores podem ser ativados por meio de diferentes formas, como intenções comportamentais, representações sociais e mudança de pensamento, desde que haja interesse prévio e afinidade dos empreendedores com o que está sendo publicado. Além disso, evidenciaram que quanto mais o reconhecimento dos fatores, maiores seriam os benefícios percebidos pela adoção e o interesse de continuar utilizando a ferramenta estratégica e como resultado teriam um melhor desempenho mercadológico. A dissertação contribui para entender melhor o processo de adoção de SMM por MPEs e que a sua relação com o desempenho mercadológico evidenciando algumas implicações inerentes aos aspectos que facilitam, que inibem não apenas a adoção como também o desempenho mercadológico das empresas.
Abstract: This dissertation aimed to investigate the use of Social Media Marketing (SMM) by micro and small enterprises and its relationship with market performance. Based on the Technology, Organization, and Environment Theory, three articles were developed. The first article corresponded to exploratory qualitative research, in which semi-structured interviews were conducted with micro and small entrepreneurs, and the corpus was submitted to content analysis. The second article corresponded to a survey application, and a quantitative study was carried out in a descriptive character through Structural Equation Modeling (SEM) to analyze the adoption process of SMM by micro and small enterprises. The third article corresponded to another survey application, and a cross-sectional descriptive quantitative study was conducted to analyze the relationship between the attitude of micro and small entrepreneurs regarding the adoption of SMM and market performance, considering the mediating role of technical knowledge and tool usage level. The results showed that in addition to the findings regarding inherent factors in the adoption of SMM from the perspective of micro and small entrepreneurs, entrepreneurs can be activated through different ways, such as behavioral intentions, social representations, and changes in thinking, as long as there is prior interest and affinity with what is being published. Additionally, it was evident that the greater the recognition of the factors, the greater the perceived benefits of adoption and the interest in continuing to use the strategic tool, resulting in better market performance. The dissertation contributes to a better understanding of the adoption process of SMM by micro and small enterprises and its relationship with market performance, highlighting some inherent implications that facilitate or inhibit not only the adoption but also the market performance of these companies.
Keywords: Social Media Marketing
Adoção e uso
Micro e pequenas empresas
Desempenho mercadológico
Social Media Marketing
Adoption and Use
Micro and small enterprises
Market performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33199
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