Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7089130715720071pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHRAMM, Fernando-
dc.contributor.advisor1IDSCHRAMM, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122316792974996pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SCHRAMM, Vanessa Batista-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, V. B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7505499644517781pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.-
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.description.resumoNo atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleModelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2023-08-09-
dc.description.abstractABSTRACT: In the current contemporary context, public organizations have been strongly demanded by society for more efficiency, fairness and responsibility. This aspect is validated by the dynamics of social, emotional, technological and cultural transformations that have taken place in recent years, which feel for deep and rapid changes in society, had greater adaptability and flexibility of public organizations. This dissertation aimed to apply a multicriteria model to evaluate the performance of public Federal Institutions of Higher Education (IFES). The literature review is adopted to know the state of the art, and comprised articles published in scientific journals indexed in the Web of Science™ Core Collection (WoS) and Periódicos Capes databases. The documentary survey sought to identify indicators and legal basis relevant to the investigated object, according to judgment 461/2022 of the Federal Court of Auditors. The Analytic Hierarchy Process (AHP) was applied to evaluate 11 teaching centers according to six final areas of an IFES: student, graduate, research, extension, innovation and student assistance. The results showed that the Federal University of Campina Grande (UFCG) has 4 centers with good performance in at least 4 final areas, being enrolled in the most robust final area. Adherence to the application of the model is justified by the contribution to higher quality Public Higher Education, in addition to being more effective, inclusive and responsive, as determined by the 2020 Annual Report of the United Nations Development Program (UNDP) / Brazil and the Sustainable Development Goals (SDGs). It is expected that the results of this work can support the public managers of the IFES, in their decisions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:52:32Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-11-27T18:52:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectEmpresa Públicapt_BR
dc.subjectIFESpt_BR
dc.subjectMulticriteria Analysispt_BR
dc.subjectPublic companypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Dilma Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMulticriteria model to evaluate the performance of Federal Higher Education Institutions in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Dilma Silva. Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DILMA SILVA SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2023.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.