Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3321
Title: Sistema de articulação inteligente por meio da liga com memória de forma.
Other Titles: Intelligent articulation system through the alloy with shape memory.
???metadata.dc.creator???: VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA NETO, José Sérgio da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Carlos José de.
Keywords: Atuador artificial.;Liga com memória de forma.;Actuator.;Turns on shape memory.
Issue Date: 2-Sep-2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VALENZUELA, Walter Andrés Vermehren. Sistema de articulação inteligente por meio da liga com memória de forma. 2005. 108f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação estuda-se a caracterização do comportamento de um sistema articulado sob um carregamento constante, que utiliza como atuador uma liga com memória de forma com composição química principal de níquel e titânio. Uma plataforma de testes foi desenvolvida e implementada para submeter esses fios à ciclos de aquecimento e resfriamento. Foi elaborada uma interface elétrica a qual utiliza a ferramenta de desenvolvimento TMS320LF2407A eZdsp Starter Kit (DSK), com o Processador Digital de Sinais da família TMS320C24x, com o suporte dos programas eXpressDSPTM que inclui o ambiente integrado de desenvolvimento Code Composer StudioTM, DSP/BIOS programa kernel em tempo real. Utilizou-se essa interface para estimular o acionamento de sistemas de controle elétrico e de posição angular da articulação. Testes demonstraram que a posição final da articulação pode ser controlada por intermédio da corrente que circula pelo fio, ocorrendo maior ou menor aquecimento do fio de liga metálica com memória de forma. As principais contribuições do presente projeto de pesquisa tratam da aplicação de um músculo artificial para substituir o natural e/ou treinamento de incapacitados destinado a restabelecer-lhes o uso das faculdades físicas, permitindo a reintegração do indivíduo as suas atividades sociais.
Keywords: Atuador artificial.
Liga com memória de forma.
Actuator.
Turns on shape memory.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3321
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALTER ANDRÉS VERMEHREN VALENZUELA - DISSERTAÇÃO PPGEE 2005..pdfWalter Andrés Vermehren Valenzuela Dissertação - PPGEE 20053.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.