Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, José Antônio Barros Leal Reis.-
dc.contributor.advisor1IDALVES', J. A. B. L. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALVES, José Antônio Barros Leal Reis.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALVES, José Antônio B. L. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878544737281187pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSILVA, Ladjane P.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSilva, Ladjane P. da.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro Bezerra da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. S. B.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSILVA, M.S.B. da.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. S. B. DA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5598144977664386pt_BR
dc.description.resumoEste estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX" como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública, com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa, aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08-
dc.description.abstractThis study enabled the development and investigation of the impact of the game 'QuestNOX' as a playful methodology for teaching oxidation number calculations in Chemistry classes. The methodology used in the research involved the analysis of pre- and post-evaluative questionnaire results answered by high school students from the public education system, focusing on the perception, experience, and effectiveness of the game as an educational tool. The game proved to be effective in promoting a deeper understanding of calculations involving oxidation numbers, resulting in a significant improvement in students' understanding of the topic, thus achieving the proposed objectives of the tool. Despite the gaps in the students' prior knowledge of the content. The methodology behind the game generated positive impacts on retention and comprehension of the subject, revealing the game's effectiveness as a promising tool in an educational context. This research points to the relevance of using educational strategies such as games, which in turn are an effective means to enhance the teaching and learning process in Chemistry, offering a more dynamic and interactive environment for students. The results obtained highlight the need for investment in approaches focused on the theme of this work, which, to some extent, assist in enriching students' knowledge, emphasizing their role in promoting learning and content retention.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217-
dc.date.accessioned2023-11-28T18:35:22Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2023-11-28T18:35:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectJogos educacionais - química.pt_BR
dc.subjectMetodologia lúdicapt_BR
dc.subjectQuestNOX - jogopt_BR
dc.subjectCálculo numérico de oxidaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - jogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEducational games - chemistrypt_BR
dc.subjectMethodology playfulpt_BR
dc.subjectQuestNOX - gamept_BR
dc.subjectNumerical calculation of oxidationpt_BR
dc.subjectChemistry - board gamept_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectJuegos educativos: químicapt_BR
dc.subjectMetodología juguetónpt_BR
dc.subjectQuestNOX - juegopt_BR
dc.subjectCálculo numérico de oxidaciónpt_BR
dc.subjectQuímica - juego de mesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anderson Ghesley Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a board game as a teaching resource in the study calculation of the oxidation number.pt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo de un juego de mesa como recurso didáctico en el estudio. cálculo del número de oxidación.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEste estudio permitió el desarrollo e investigación del impacto del juego "QuestNOX" como metodología lúdica para enseñar el cálculo del número de oxidación en clases Químico. La metodología utilizada en la investigación implicó el análisis de los resultados de cuestionarios de pre y post evaluación respondidos por estudiantes de secundaria pública, centrándose en la percepción, experiencia y eficacia del juego como herramienta educativa. El juego será demostró ser eficaz para promover una comprensión más profunda del cálculo que involucra números de oxidación, resultando en una mejora significativa de los estudiantes en relación a temática y así, logrando alcanzar los objetivos propuestos por la herramienta. A pesar de las lagunas en el conocimiento previo de los estudiantes sobre el contenido, la metodología detrás del juego generado impactos positivos en la retención y comprensión en relación con el tema, revelando así la Eficacia del juego como herramienta prometedora en el contexto educativo. Esta investigación, señala la relevancia de utilizar estrategias educativas como los juegos que, a su vez, son un medio eficaz para mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Química, ofreciendo una entorno más dinámico e interactivo para los estudiantes. Los resultados obtenidos confirman la importancia de invertir en enfoques centrados en la temática de este trabajo, que, en ayudar a enriquecer el conocimiento de los estudiantes, enfatizando su papel en promover el aprendizaje y la retención de contenidos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON GHESLEY SANTOS SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdf Anderson Ghesley Santos Silva - TCC Licenciatura em Química CES 20232.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.