Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO solo sustenta a vida na Terra e até agora não se descobriu outro planeta com um substrato semelhante que preenche os critérios que a Ciência identifica como necessários a manutenção da vida como a percebemos. Apesar disso, a temática solo ainda é pouco trabalhada fora dos espaços acadêmicos e de pesquisa, como no ensino básico. Sabe-se que o discurso e as pesquisas científicas produzido por e para especialistas chega, por meio da popularização da ciência, às diversas comunidades, mas a ausência da abordagem sobre o solo ainda nos diferentes espaços ainda se constitui num dos maiores desafios da Ciência do Solo. Buscar a disseminação de conceitos sobre a importância do solo no ambiente escolar pode ser uma importante estratégia para aproximar os saberes e promover a formação de uma ‘consciência pedológica’, voltada ao cuidado com esse valioso recurso ambiental que sustenta a vida. Considerando que as metodologias ativas e lúdicas contribuem para o desenvolvimento, sensibilização e aprimoramento de habilidades de estudantes frente às questões ambientais, objetiva-se refletir sobre a relevância do teatro de fantoches como estratégia pedagógica significativa para popularização do ensino de solos nas escolas. As atividades são desenvolvidas na UFCG, campus de Sumé (PB), em escolas, associações, espaços municipais e em comunidades rurais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe soil sustains life on Earth and so far no other planet has been found with a similar substrate that meets the criteria that Science identiies as necessary to maintain life as we perceive it. Despite this, the solo theme is still little worked outside the academic and research spaces, such as in basic education. It is known that the discourse and scientiic research produced by and for specialists, through the popularization of science, reaches the different communities, but the absence of the approach on the soil still in the different spaces still constitutes one of the major challenges of Science of the Ground. Searching for the dissemination of concepts about the importance of soil in the school environment can be an important strategy to approach the knowledge and promote the formation of a ‘pedological awareness’, focused on the care with this valuable environmental resource that sustains life. Considering that active and playful methodologies contribute to the development, sensitization and improvement of students’ abilities regarding environmental issues, the objective is to relect on the relevance of puppet theater as a signiicant pedagogical strategy for the popularization of soil education in schools. The activities are developed at the UFCG, Sumé campus (PB), in schools, associations, municipal spaces and in rural communities. The Teatrinho do Solo proposal has been contributing to Soil Education, evidencing that allying the pedology to the pedagogical practice in the spaces of non-formal education as well as in the basic education results to contribute to the sensitization of the participants. KEYWORDS: Soil Education. Playful methodology. Soil theater.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233-
dc.date.accessioned2023-11-29T13:57:43Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2023-11-29T13:57:43Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectTeatro de fantochespt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectTeatrinho do solopt_BR
dc.subjectMetodologia lúdicapt_BR
dc.subjectLudismo e educaçãopt_BR
dc.subjectPuppet theaterpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectSolo theaterpt_BR
dc.subjectPlayful methodologypt_BR
dc.subjectLuddism and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, José Ray Martins.-
dc.creatorFORTUNATO, Josiele Carlos.-
dc.creatorFARIAS, Paulo Cesar Batista de.-
dc.creatorBARBOSA, Ivson de Sousa.-
dc.creatorCAVALCANTE, Francisco Laires.-
dc.creatorVITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePuppet theater as a significant practice to contextualize the solo theme in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BARBOSA, Ivson de Sousa; CAVALCANTE, Francisco Laires; VITAL, Adriana de Fátima Meira. O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. In: SOUSA, Ivan Vale de (organizador). A produção do conhecimento nas letras, linguística e artes 3. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019. Cap. 24. ISBN: 978-85-7247-281-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TEATRO DE FANTOCHES COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA - CAP DE LIVRO CDSA 2019.pdfO teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. - Cap. de Livro CDSA 2019762.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.