Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33235
Title: Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira.
Other Titles: Analysis of curricular modifications for teaching geometry in Brazilian basic education.
Análisis de modificaciones curriculares para la docencia. Geometría en la educación básica brasileña.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Regiane Jussy Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: IGNÁCIO, Renato da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Keywords: Geometria;Geometria - currículo;Geometria - educação básica;Análise documental;Movimento matemática moderna;Geometria - livro didático;Geometry;Geometry - resume;Geometry - basic education;Document analysis;Modern mathematics movement;Geometry - textbook;Geometría - currículum;Geometría - educación básica;Análisis de documentos;Movimiento matemático moderno;Geometría - libro de texto
Issue Date: 1-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Regiane Jussy Diniz. Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira. 2023. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar dos conhecimentos de geometria se mostrarem necessários à leitura interpretativa do mundo, estudos apontam que o seu ensino no Brasil é o que se mostra com maior déficit de aprendizagem, essa situação pode ser explicada a partir da história do rumo que o ensino de matemática tomou no país. Em 1989, a professora Regina Maria Pavanello defendeu sua dissertação de mestrado abordando uma visão histórica sobre o abandono do ensino de geometria nas escolas brasileiras tal fenômeno atrelado a democratização do ensino no país e ao Movimento Matemática Moderna (MMM), dessa forma, é pertinente compreender se o currículo dos anos finais do ensino fundamental, pós MMM, resgata a importância da geometria na formação do aluno brasileiro ou não é uma prioridade. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade analisar se as mudanças curriculares da educação básica brasileira propostas para a matemática visam reverter o quadro de abandono do ensino de geometria no país descrito por Pavanello em sua dissertação de mestrado "O abandono do ensino de geometria: uma visão histórica”. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental, além disso, utiliza critérios de análise de conteúdo. A coleta dos documentos curriculares ocorreu por meio de pesquisa nas bases de dados originais da internet em formato Portable Document Format (PDF) que foram baixados para posterior análise, seguindo as orientações descritas por Cellard (2012). Os resultados mostram que realmente o Movimento Matemática Moderna influenciou o ensino da geometria no país, assim como, a Lei 5692/71, que refletiu na diminuição do conteúdo de geometria nos livros didáticos e nas aulas, com a dispensa dos professores em trabalhar o assunto por não se sentirem preparados para utilizar novas abordagens como a associação da teoria dos conjuntos ao ensino da geometria mas, com a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular busca-se modificar o quadro de abandono desse conteúdo seja na forma de organização, na utilização de novos recursos ou associando os conteúdos a contextos da realidade do alunado. Contudo, apesar de termos uma base curricular obrigatória nacional, não se pode afirmar que o abandono continua senão através de uma minuciosa pesquisa da composição de outros elementos relevantes como o livro didático e a formação de professores. Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas futuras a respeito do tema.
Abstract: Although knowledge of geometry is necessary for interpretive reading of the world, studies indicate that its teaching in Brazil is the one with the greatest learning deficit. This situation can be explained based on the history of the direction that mathematics teaching has taken. in the country. In 1989, professor Regina Maria Pavanello defended her master's thesis addressing a historical view on the abandonment of geometry teaching in Brazilian schools, this phenomenon linked to the democratization of teaching in the country and the Modern Mathematics Movement (MMM), thus, it is pertinent Understanding whether the curriculum for the final years of elementary school, post MMM, highlights the importance of geometry in the training of Brazilian students or is not a priority. Therefore, the present work aims to analyze whether the curricular changes in Brazilian basic education proposed for mathematics aim to reverse the abandonment of geometry teaching in the country described by Pavanello in his master's thesis "The abandonment of geometry teaching: a historical view”. The research has a qualitative approach and is of a documentary type, in addition, it uses content analysis criteria. The collection of curricular documents occurred through research in original internet databases in Portable Document Format (PDF ) which were downloaded for further analysis, following the guidelines described by Cellard (2012). The results show that the Modern Mathematics Movement really influenced the teaching of geometry in the country, as well as Law 5692/71, which reflected in the reduction of content of geometry in textbooks and classes, with teachers not having to work on the subject because they did not feel prepared to use new approaches such as the association of set theory with the teaching of geometry, but with the production of the National and Base Curricular Parameters National Common Curricular seeks to modify the abandonment of this content whether in the form of organization, the use of new resources or associating the contents with contexts of the students' reality. However, despite having a mandatory national curriculum base, it cannot be said that abandonment continues except through a thorough research into the composition of other relevant elements such as textbooks and teacher training. Finally, it is hoped that this work can contribute to future research on the topic.
???metadata.dc.description.resumen???: Aunque el conocimiento de la geometría es necesario para la lectura interpretativa del mundo, Los estudios indican que la enseñanza en Brasil es la que tiene mayor déficit de aprendizaje, esto Esta situación puede explicarse a partir de la historia del rumbo que tomó la enseñanza de las matemáticas en el país. En 1989, la profesora Regina Maria Pavanello defendió su tesis de maestría abordando un visión histórica sobre el abandono de la enseñanza de la geometría en las escuelas brasileñas, fenómeno vinculado la democratización de la educación en el país y el Movimiento de Matemática Moderna (MMM), de esta manera, se Es pertinente comprender si el currículo de los últimos años de la escuela primaria, post MMM, rescata la La importancia de la geometría en la formación de estudiantes brasileños es o no una prioridad. Por lo tanto, la Este trabajo tiene como objetivo analizar si los cambios curriculares en la educación básica brasileña Propuestas de matemáticas pretenden revertir el abandono de la enseñanza de la geometría en el país. descrito por Pavanello en su tesis de maestría "El abandono de la enseñanza de la geometría: una visión histórica”. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es de tipo documental, además, Utiliza criterios de análisis de contenido. La recopilación de documentos curriculares se produjo a través de investigaciones en bases de datos originales de Internet en formato de documento portátil (PDF) que se descargaron para su posterior análisis, siguiendo las pautas descritas por Cellard (2012). Tú Los resultados muestran que el Movimiento de Matemática Moderna realmente influyó en la enseñanza de geometría en el país, así como la Ley 5692/71, que resultó en una disminución en el contenido de geometría en los libros de texto y en las clases, y los profesores no tenían que trabajar en el tema porque no estaban sentirse preparado para utilizar nuevos enfoques como la asociación de la teoría de conjuntos con enseñanza de la geometría pero, con la producción de los Parámetros Curriculares Nacionales y la Base Nacional Curricular Común busca modificar el abandono de este contenido ya sea en la forma de organización, en el uso de nuevos recursos o asociando contenidos a contextos de la realidad de la alumno. Sin embargo, a pesar de tener una base curricular nacional obligatoria, no se puede decir que El abandono continúa excepto a través de una investigación exhaustiva sobre la composición de otros elementos. temas relevantes como libros de texto y formación docente. Finalmente, se espera que este trabajo puede contribuir a futuras investigaciones sobre el tema.
Keywords: Geometria
Geometria - currículo
Geometria - educação básica
Análise documental
Movimento matemática moderna
Geometria - livro didático
Geometry
Geometry - resume
Geometry - basic education
Document analysis
Modern mathematics movement
Geometry - textbook
Geometría - currículum
Geometría - educación básica
Análisis de documentos
Movimiento matemático moderno
Geometría - libro de texto
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33235
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGIANE JUSSY DINIZ SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfRegiane Jussy Diniz Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 20231.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.