Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.description.resumoA evasão estudantil é um problema recorrente em instituições de todo o mundo e ocorre em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, é fundamental compreender as tendências e fatores que impactam a evasão, permitindo assim a identificação de estratégias e políticas mais eficazes para manter os estudantes em seus cursos. A análise de dados proporciona uma visão mais clara sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e destaca a necessidade de intervenções voltadas para a promoção do sucesso acadêmico e a mitigação da evasão. São numerosos os estudiosos da Educação que se debruçam ano após ano no intuito de diminuir os efeitos causados por este fenômeno e encontrar respostas para os questionamentos: Como manter os estudantes? E de que maneira fazer isso? A partir dessas questões, este trabalho objetivou analisar, compreender e buscar possíveis respostas e soluções que auxiliem na permanência dos ingressantes dos cursos de licenciatura do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no recorte de 10 anos que inclui os períodos 2013.1 a 2022.2, com base nos dados apresentados pelo site da Pró - Reitoria de Ensino (PRE) da corrente instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.titlePermanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022.pt_BR
dc.date.issued2023-10-31-
dc.description.abstractStudent dropout is a recurring problem in institutions around the world and occurs at all levels of education. In this context, it is crucial to understand the trends and factors that impact student attrition, thus enabling the identification of more effective strategies and policies to keep students in their courses. Data analysis provides a clearer view of the challenges faced by educational institutions and emphasizes the need for interventions aimed at promoting academic success and mitigating attrition. There are numerous Education scholars who focus year after year with the intention of diminishing the effects caused by this phenomenon and find answers to the questions: How to keep students? And how to do this? From these questions this work aimed to analyze, understand and seek possible answers and solutions that help in the permanence of those entering the degree courses of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) in the 10-year period that includes the periods 2013.1 to 2022.2, based on the data presented to the site of the Pró-Reitoria de Ensino (PRE) of the current institution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33241-
dc.date.accessioned2023-11-29T16:57:12Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2023-11-29T16:57:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectLicenciatura - cursos - permanênciapt_BR
dc.subjectCentro universitário - Curimataú paraibanopt_BR
dc.subjectLicenciatura - CES - permanênciapt_BR
dc.subjectPermanência - cursos de licenciatura - CESpt_BR
dc.subjectEnsino superior - evasãopt_BR
dc.subjectEstudante - licenciatura - CES - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectDegree - courses - permanencept_BR
dc.subjectCenter university - Curimataú Paraíbpt_BR
dc.subjectDegree - CES - permanencept_BR
dc.subjectPermanence - degree courses - CESpt_BR
dc.subjectHigher education - evasionpt_BR
dc.subjectStudent - degree - CES - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectAbandono de escuelapt_BR
dc.subjectCentro universidad - Curimataú Paraíbapt_BR
dc.subjectTitulación - CES - permanenciapt_BR
dc.subjectPermanencia - carreras de grado - CESpt_BR
dc.subjectEducación superior - evasiónpt_BR
dc.subjectEstudiante - carrera - CES - Cuité-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Raphael Herbert Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePermanence of students in degree courses: CES challenges in 10 years, between 2013 and 2022.pt_BR
dc.title.alternativePermanencia de estudiantes en carreras de grado: desafíos CES en 10 años, entre 2013 y 2022.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Raphael Herbert Santos. Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa deserción estudiantil es un problema recurrente en instituciones de todo el mundo y ocurre en todos los niveles de educación. En este contexto, es esencial comprender las tendencias y los factores que impactan la evasión, permitiendo así identificar estrategias y políticas más efectivas para mantener a los estudiantes en sus cursos. El análisis de datos proporciona una visión más clara sobre los desafíos que enfrentan las instituciones educativas y destaca la necesidad de intervenciones destinadas a promover el éxito académico y mitigar las tasas de deserción escolar. Ellos son Son numerosos los estudiosos de la Educación que se dedican año tras año a reducir la efectos causados ​​por este fenómeno y encontrar respuestas a las preguntas: ¿Cómo mantener a los estudiantes? ¿Y cómo hacer esto? A partir de estas preguntas, este trabajo orientado a analizar, comprender y buscar posibles respuestas y soluciones que ayuden en permanencia de quienes ingresan a carreras de pregrado en el Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) en un período de 10 años que incluye la periodos 2013.1 al 2022.2, con base en datos presentados en el sitio web del Decano de Educación (PRE) de la institución actual.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAPHAEL HERBERT SANTOS BATISTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfRaphael Herbert Santos Batista - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023733.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.