Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAQUINO, J. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Nilma Angélica dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7108538468062532pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Franciele da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou investigar a relação entre Insegurança Alimentar na Educação Básica e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com propósito de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 na alimentação dos estudantes das escolas públicas. Objetivou-se ainda analisar os impactos da insegurança alimentar na educação básica, com o propósito de verificar a importância da alimentação escolar na educação básica, além de compreender a relação entre merenda escolar e pandemia de COVID-19, e examinar barreiras e preocupações relacionadas à merenda escolar. Dessa forma, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a insegurança alimentar na educação básica e as particularidades do PNAE durante a pandemia de COVID-19. Os resultados da análise de dados reforçam a importância de oferecer aos estudantes acesso a uma alimentação escolar adequada favorecendo o uso de kits de alimentação aos estudantes. A pandemia evidenciou a necessidade de políticas públicas para o combate à fome. No entanto, é necessário rever a merenda escolar com kits de alimentação no período pandêmico no que diz respeito à universalidade, que é um dos princípios do PNAE. Enfim, por meio da pesquisa realizada e das sugestões apresentadas foi possível confirmar que ao estudar melhor a relação entre insegurança alimentar na educação básica e o PNAE, foi prudente o uso de kits de alimentação durante o ensino remoto, desde que tivesse contemplado todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública de ensino. Com isso a suspensão das aulas presenciais resultou na perda desse suporte alimentar essencial, expondo as vulnerabilidades existentes na sociedade, as disparidades regionais e urbanas também são ressaltadas, além da necessidade de investimentos na agricultura familiar, para garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos com foco na sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social.pt_BR
dc.titleInsegurança alimentar na educação básica: Especificidades do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.date.issued2023-10-26-
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate the relationship between Food Insecurity in Basic Education and the National School Meal Program (PNAE) with the purpose of understanding the impacts of the COVID-19 pandemic on the nutrition of students in public schools. The objective was also to analyze the impacts of food insecurity on basic education, with the purpose of verifying the importance of school meals in basic education, in addition to understanding the relationship between school meals and the COVID-19 pandemic, and examining barriers and concerns related to school lunch. Thus, bibliographical research was used as a method for data collection, through the study raised in the theoretical framework on food insecurity in basic education and the particularities of the PNAE during the COVID-19 pandemic. The results of the data analysis reinforce the importance of offering students access to adequate school meals, encouraging the use of student meal kits. The pandemic highlighted the need for public policies to combat hunger. However, it is necessary to review school meals with food kits during the pandemic period with regard to universality, which is one of the principles of the PNAE. Finally, through the research carried out and the suggestions presented, it was possible to confirm that by better studying the relationship between food insecurity in basic education and the PNAE, it was prudent to use food kits during remote teaching, as long as it covered all students enrolled in public schools. As a result, the suspension of face-to-face classes resulted in the loss of this essential food support, exposing existing vulnerabilities in society. Regional and urban disparities are also highlighted, in addition to the need for investments in family farming, to ensure that people have access to healthy food. and nutritious foods with a focus on sustainability.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243-
dc.date.accessioned2023-11-29T18:01:29Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2023-11-29T18:01:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInsegurança alimentarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPNAE.pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectFood insecuritypt_BR
dc.subjectBasic education.pt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAQUINO, José Evandro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFood insecurity in basic education: Specificities of the National School Food Program (PNAE) during the COVID pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationAQUINO, José Evandro de. Insegurança alimentar na educação básica.- PB, 2023, 62fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa-Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ EVANDRO DE AQUINO - TCC (MONOGRAFIA) SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023.pdfJosé Evandro de Aquino. Serviço Social, TCC 2023.676.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.