Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33256
Title: Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência.
Other Titles: 3D printing as a methodology in teaching quadrics: report of experience.
La impresión 3D como metodología en la enseñanza de las cuádricas: informe de experiencia.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Pedro Henrique Moreno da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Rita de Cássia Jerônimo da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
Keywords: Ensino de matemática;Cálculo;Quádricas;Impressão 3D;Cônicas;Equações paramétricas;Quádricas - ensino;Teaching mathematics;Calculation;Quadrics;3D printing;Conics;Parametric equations;Quadrics - teaching;Enseñar matemáticas;Cuádricas;Impresión 3d;Ecuaciones paramétricas;Cuádricas - enseñanza
Issue Date: 31-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Pedro Henrique Moreno da. Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: As quádricas são componentes das ementas de cursos de cálculo e suas equações podem trazer dificuldades devido às visualizações de superfícies em três dimensões, além que representam um aprofundamento das manipulações algébricas onde os alunos passam do eixo cartesiano plano para interpretações de equações paramétricas para representação das quádricas no plano tridimensional. O presente artigo faz um breve apanhado histórico sobre as cônicas e quádricas, e debate sobre as dificuldades que podem envolver o aspecto didático nesse ramo da Matemática. Utilizamos a metodologia do relato de experiência para descrever a construção de um paraboloide hiperbólico através da impressão 3D, desde seu planejamento até a sua finalização, descrevendo as dificuldades e descobertas ocorridas durante todo o processo de impressão da peça, e posteriormente foi proposto uma reflexão sobre as possibilidades didáticas dessa peça. Portanto, a impressão 3D de quádricas pode ser uma possibilidade de construção de peças tridimensionais que permitem a visualização da forma física das quádricas, e ajustes de parâmetros podem ser uma possibilidade de atividade com a construção dessas peças.
Abstract: Quadrics are components of calculus courses' syllabi, and their equations can pose difficulties due to visualizing surfaces in three dimensions. Moreover, they represent a deepening of algebraic manipulations where students transition from the flat Cartesian plane to interpretations of parametric equations for representing quadrics in three-dimensional space. This article provides a brief historical overview of conics and quadrics, discussing the challenges that can arise in the didactic aspect of this branch of mathematics. We employ the methodology of experiential reporting to describe the construction of a hyperbolic paraboloid through 3D printing, from its planning to completion. We detail the difficulties and discoveries encountered throughout the printing process and subsequently propose a reflection on the didactic possibilities of this piece. Therefore, 3D printing of quadrics can be a means of constructing three-dimensional pieces that allow for the visualization of the physical form of quadrics. Adjusting parameters can offer an opportunity for activities involving the construction of these pieces.
???metadata.dc.description.resumen???: Las cuádricas son componentes de los programas de estudios de cálculo y sus ecuaciones pueden aportar dificultades por la visualización de superficies en tres dimensiones, además de representar una mirada en profundidad a las manipulaciones algebraicas donde los estudiantes van más allá del eje cartesiano plano para interpretaciones de ecuaciones paramétricas para representar cuádricas en el plano tridimensional. Este artículo proporciona una breve descripción histórica de las cónicas y las cuádricas, y debatir sobre las dificultades que puede entrañar el aspecto didáctico en esta rama de la Matemáticas. Utilizamos la metodología del informe de experiencia para describir la construcción de un paraboloide hiperbólico mediante impresión 3D, desde su planificación hasta su finalización, describiendo las dificultades y descubrimientos que ocurrieron a lo largo del proceso de impresión de la pieza, y posteriormente una reflexión sobre las posibilidades didácticas de esta pieza. Por tanto, la impresión 3D de cuádricas podría ser una posibilidad para la construcción de piezas tridimensionales que permiten visualizar la forma física de las cuádricas y realizar ajustes de parámetros puede ser una posibilidad de actividad con la construcción de estas piezas.
Keywords: Ensino de matemática
Cálculo
Quádricas
Impressão 3D
Cônicas
Equações paramétricas
Quádricas - ensino
Teaching mathematics
Calculation
Quadrics
3D printing
Conics
Parametric equations
Quadrics - teaching
Enseñar matemáticas
Cuádricas
Impresión 3d
Ecuaciones paramétricas
Cuádricas - enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33256
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO HENRIQUE MORENO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfPedro Henrique Moreno da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023503.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.