Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33259
Title: Sistemas lineares e métodos numéricos: uma proposta para o ensino médio.
Other Titles: Linear systems and numerical methods: a proposal for teaching medium.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Rafael Augusto Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COELHO, Emanuela Regia de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BERNARDO, Leomarques Francisco Silva.
Keywords: Matemática;Equações Lineares;Métodos Diretos;Métodos Iterativos;Linguagem Computacional Python;Mathematics;Linear Equations;Direct Methods;Iterative Methods;Python Computational Language
Issue Date: 25-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Rafael Augusto Albuquerque. Sistemas lineares e métodos numéricos: uma proposta para o ensino médio. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A importância do estudo dos Sistemas de Equações Lineares no Ensino Médio se deve por sua utilização na modelagem de diversos problemas. Esses problemas vão desde os mais simples envolvendo duas equações e duas incógnitas até problemas de áreas tecnológicas e científicas dos quais abrange um número alto de variáveis necessitando de métodos mais elaborados e robustos de resolução. O presente trabalho tem como principal objetivo, apresentar e relacionar a historicidade, o conceito, a importância e as aplicações do estudo de Sistemas de Equações Lineares utilizando os métodos numéricos de resolução diretos e os iterativos. Aliando a isso, a utilização da linguagem computacional Python, como um recurso digital e tecnológico, propondo a utilização dos códigos desses métodos como ferramenta pedagógica a serem utilizadas nas aulas de Matemática com alunos do Ensino Médio. Além disso, este trabalho propõe uma Sequência Didática que explora os conceitos de programação, passa por matrizes, por conceitos de Sistemas de Equações Lineares e por fim, aborda a solução de sistemas numericamente.
Abstract: The importance of studying Systems of Linear Equations in High School is due to their use in modeling various problems. These problems range from the simplest involving two equations and two unknowns to problems in technological and scientific areas which cover a high number of variables requiring more elaborate and robust methods of resolution. The main objective of this work is to present and relate the historicity, concept, importance and applications of the study of Systems of Linear Equations using direct and iterative numerical resolution methods. Combined with this, the use of the Python computational language, as a digital and technological resource, proposing the use of the codes of these methods as a pedagogical tool to be used in Mathematics classes with high school students. Furthermore, this work proposes a Didactic Sequence that explores programming concepts, goes through matrices, concepts of Systems of Linear Equations and finally, addresses the solution of systems numerically.
Keywords: Matemática
Equações Lineares
Métodos Diretos
Métodos Iterativos
Linguagem Computacional Python
Mathematics
Linear Equations
Direct Methods
Iterative Methods
Python Computational Language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33259
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL AUGUSTO ALBUQUERQUE MACEDO – DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf510.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.