Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMONTEIRO, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293065561495926pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Milka Alves Correia.-
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, M. A. C.pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, A. B. F. M.pt_BR
dc.description.resumoAs transformações decorrentes das sociedades tecnológicas acabaram influenciando o serviço público, com o aprimoramento de técnicas voltadas para a melhoria do atendimento, visto que os canais tradicionais de comunicação para os usuários apresentam falhas que podem interromper ou obstar o acesso à informação, além de dificultar a aplicação do princípio da eficiência. Nesse contexto, surgem mecanismos e plataformas digitais que podem contribuir para criar novas relações entre a Administração Pública e a sociedade, com a automatização do atendimento ao público. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade de implementação de um chatbot da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal de Campina Grande, amparado na modernização da comunicação. Para tanto, este estudo foi construído sob um viés descritivo, sendo que a abordagem utilizada foi a quali-quantitativa, instrumentalizada por realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários focados em gestores da SRH e usuários deste setor. Ao final, com os dados coletados, se apresentou com auxílio do design thinking um protótipo de chatbot voltado para uma comunicação assertiva, alinhada e transparente, no qual os usuários consigam respostas direcionadas às suas principais demandas relacionadas à Secretaria de Recursos Humanos, com impacto positivo na expansão do atendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.titleA transformação digital da comunicação na administração pública: uma análise da viabilidade do uso de um chatbot na Secretaria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe transformations resulting from technological societies have ended up influencing the public service, with the improvement of techniques aimed at improving service, since the traditional communication channels for users have flaws that can interrupt or hinder access to information, as well as making it difficult to apply the principle of efficiency. In this context, digital mechanisms and platforms are emerging that can help create new relationships between the public administration and society, by automating customer service. With this in mind, the aim of this study was to analyse the feasibility of implementing a chatbot at the Human Resources Department (SRH) of the Federal University of Campina Grande, based on the modernization of communication. To this end, this study was carried out using a descriptive approach, with a qualitative-quantitative approach, using semi-structured interviews and questionnaires focused on SRH managers and users of this sector. In the end, using the data collected, a chatbot prototype was presented with the help of design thinking, aimed at assertive, aligned and transparent communication, in which users can get targeted responses to their main demands related to the Human Resources Department, with a positive impact on expanding service.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33266-
dc.date.accessioned2023-11-30T17:48:43Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-11-30T17:48:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectTIC’spt_BR
dc.subjectAtendimento ao públicopt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectCustomer servicept_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Andréa Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe digital transformation of communication in public administration: an analysis of the feasibility of using a chatbot in the Human Resources Department of the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Andréa Silva. A transformação digital da comunicação na administração pública: uma análise da viabilidade do uso de um chatbot na Secretaria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 118fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33266pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA SILVA MONTEIRO - DISSERTAÇÃO PROFIAP CCJS 2023.pdfAndréa Silva Monteiro - DISSERTAÇÃO PROFIAP CCJS 20232.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.