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Title: Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes.
Other Titles: Undergraduate students in social digital inclusion projects in needy schools.
???metadata.dc.creator???: PIMENTEL, Rebeca Thaianá.
OLIVEIRA, Evellyne Alves de.
BANDEIRA, Jandilson Almeida.
CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.
MELO, Márcio Camargo de.
Keywords: Inclusão digital;Extensão universitária;Escolas carentes;Projetos sociais de inclusão digital;Resíduos eletroeletrônicos;Recuperação física de equipamentos eletroeletrônicos;Laboratório de Tecnologia de Resíduos - UFCG;Digital inclusion;University Extension;Needy schools;Digital inclusion social projects;Electronic waste;Physical recovery of electronic equipment;Waste Technology Laboratory - UFCG
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PIMENTEL, Rebeca Thaianá; OLIVEIRA, Evellyne Alves de; BANDEIRA, Jandilson Almeida; CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha; MELO, Márcio Camargo de. Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposiym on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289
???metadata.dc.description.resumo???: Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou publicamente que o acesso à internet deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com ela, a rede mundial de computadores permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma forma instantânea e barata, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo. A inclusão digital é esse processo de democratização do acesso às tecnologias e apesar de ser uma realidade cada vez mais próxima do povo brasileiro, ainda não conseguiu alcançar a população de baixa renda, sobretudo no que diz respeito à inclusão desses recursos digitais na formação dos estudantes de escola pública. A sociedade moderna apresenta como grande desafio a ponderação entre geração excessiva e a disposição final sustentável de resíduos sólidos. A consciência ambiental atrelada a esse pensamento sustentável apresenta grande crescimento nos setores industriais. Assim, a responsabilidade, ao se produzir equipamentos e materiais que envolvem substâncias perigosas, gera uma necessidade de investimento em processos de reciclagem e reaproveitamento no fim da vida útil dos mesmos. Isso pode ser comprovado pela evidência na relação entre adoção de padrões de produção, consumo ambientalmente corretos e a redução dos impactos à saúde e ao ambiente (JACOBI, 2011). Dentre os resíduos considerados como equipamentos elétricos e eletrônicos obsoletos, os quais são submetidos ao descarte após a sua inutilização, podem ser citados: computadores, laptops, telefones celulares, notebooks, filmadoras, equipamentos de informática de origem tecnológica, brinquedos elétricos, DVDs, lâmpadas fluorescentes, rádios, vídeo games e outros produtos que facilitam a vida moderna e tecnológica (RODRIGUES, 2007). Por conter elementos tóxicos, químicos, metais pesados, os resíduos provenientes de equipamentos eletroeletrônicos, quando descartados incorretamente, podem causar inúmeros impactos ambientais e trazer riscos à saúde humana. Pensando em resolver essa problemática o projeto de extensão Recuperação física de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos gerados na UFCG e seu reaproveitamento em comunidades carentes do entorno, objetiva desenvolver práticas e metodologias de coleta, desmonte, recuperação e remontagem de novos equipamentos, visando a inclusão digital de alunos de escolas carentes e bibliotecas públicas do entorno do município de Campina Grande-PB e evitar desperdícios. É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de engenharia elétrica nesse projeto de extensão se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação de estudantes para que possam adquirir novas competências e exercer o direito de opinião e de expressão. (ONU, 2011).
Keywords: Inclusão digital
Extensão universitária
Escolas carentes
Projetos sociais de inclusão digital
Resíduos eletroeletrônicos
Recuperação física de equipamentos eletroeletrônicos
Laboratório de Tecnologia de Resíduos - UFCG
Digital inclusion
University Extension
Needy schools
Digital inclusion social projects
Electronic waste
Physical recovery of electronic equipment
Waste Technology Laboratory - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

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ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS CARENTES - EVENTO UFCG 2018.pdfAlunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. - EVENTO UFCG 2018233.79 kBAdobe PDFView/Open


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