Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8432712362266130pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee2SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee2IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar a prática educativa docente e a questão agrária na disciplina de Sociologia, nesse sentido uma das problemáticas é a formação do professor de Sociologia e sua inserção na realidade educacional, para esse trabalho foi delimitado as escolas da rede pública estadual de ensino médio do munícipio do Crato-CE. Nossa problematização parte do estudo sobre como se desenvolve a realidade histórico social do município na luta de classes entre uma aristocracia agrária e os camponeses em sua formação econômica e de suas classes sociais. Buscamos investigar sobre como a Sociologia se insere no contexto educacional brasileiro e quais são as adversidades que se colocam para a disciplina diante das propostas curriculares ligadas a questão agrária, utilizou-se para esse estudo os documentos curriculares oficiais da disciplina de Sociologia, perfazendo o contexto econômico histórico e político brasileiro e sua relação com a educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas dirigidas com os professores da rede pública de ensino da rede estadual do município do Crato-CE para podermos analisar como eles desenvolvem seu trabalho docente acerca da temática da questão agrária nas escolas onde estão inseridos, na pesquisa fizemos visitas de campo para conhecer a realidade das escolas e uma descrição da realidade social dessas escolas onde os professores estão atuando e a realidade de classe social. Percebe-se nas entrevistas realizadas e nos dados recolhidos nos documentos orientadores que os docentes da disciplina de Sociologia compreendem sobre a realidade das relações que se desenvolvem no campo, mas que ainda temos muito a avançar com relação ao tema, um dos aspectos elencados é a falta de formação teórica sobre a questão agrária, e o currículo tanto acadêmico quanto escolar não haver um espaço para a temática, com orientações e aporte teórico para os professores de Sociologia, utilizamos como perspectiva teórico-metodológica na pesquisa o materialismo histórico dialético, para podermos perceber as contradições do ensino da disciplina de Sociologia e a questão agrária, torna-se necessário que possamos superar esse modelo de ensino para que consigamos construir um conhecimento científico baseado na realidade do campesinato brasileiro, onde a educação básica represente a classe proletária nas reflexões e na realidade concreta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleA questão agrária e o ensino de Sociologia no Município do Crato-CE.pt_BR
dc.date.issued2023-09-20-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the teaching educational practice and the agrarian issue in the discipline of Sociology, in this sense one of the problems is the training of Sociology teachers and their insertion in the educational reality, for this work the schools of the state public network of high school in the municipality of Crato-CE. Our problematization starts from the study of how the historical social reality of the municipality develops in the class struggle between an agrarian aristocracy and the peasants in their economic formation and their social classes. We seek to investigate how Sociology is inserted in the Brazilian educational context and what are the adversities that arise for the discipline in the face of curricular proposals linked to the agrarian issue. For this study, the official curricular documents of the Sociology discipline were used, making up the context Brazilian historical and political economy and its relationship with education. We carried out semi-structured interviews with teachers from the public education system of the state network in the city of Crato-CE so that we could analyze how they carry out their teaching work on the theme of the agrarian issue in the schools where they are located. the reality of schools and a description of the social reality of these schools where teachers are working and the reality of social class. It can be seen in the interviews carried out and in the data collected in the guiding documents that the teachers of the Sociology discipline understand the reality of the relationships that develop in the field, but that we still have a lot to advance in relation to the topic, one of the aspects listed is the lack of theoretical training on the agrarian issue, and the academic and school curriculum does not have a space for the theme, with guidelines and theoretical support for Sociology teachers, we use dialectical historical materialism as a theoretical-methodological perspective in research, so that we can realizing the contradictions in the teaching of Sociology and the agrarian issue, it is necessary for us to overcome this teaching model so that we can build scientific knowledge based on the reality of the Brazilian peasantry, where basic education represents the proletarian class in reflections and in concrete reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33303-
dc.date.accessioned2023-12-01T19:52:00Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2023-12-01T19:52:00Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectQuestão agrária – Crato - CEpt_BR
dc.subjectFormação de professores - Sociologiapt_BR
dc.subjectCamponeses – Crato-CEpt_BR
dc.subjectSociologia no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHistória do Crato - CEpt_BR
dc.subjectFormação da Vila do Crato – CEpt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectAgrarian issue – Crato - CEpt_BR
dc.subjectTeacher training - Sociologypt_BR
dc.subjectPeasants – Crato-CEpt_BR
dc.subjectSociology in High Schoolpt_BR
dc.subjectHistory of Crato - CEpt_BR
dc.subjectFormation of Vila do Crato – CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Edilio Quintino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe agrarian issue and the teaching of Sociology in the Municipality of Crato-CE.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edilio Quintino de. A questão agrária e o ensino de Sociologia no Município do Crato-CE. 2023. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33303pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este trabajo fue analizar la práctica educativa docente y la cuestión agraria en la disciplina de Sociología, en este sentido uno de los problemas es la formación de docentes de Sociología y su inserción en la realidad educativa, para este trabajo las escuelas de la Red pública estatal de escuelas secundarias del municipio de Crato-CE. Nuestra problematización parte del estudio de cómo se desarrolla la realidad social histórica del municipio en la lucha de clases entre una aristocracia agraria y los campesinos en su formación económica y sus clases sociales. Buscamos investigar cómo se inserta la Sociología en el contexto educativo brasileño y cuáles son las adversidades que surgen para la disciplina frente a propuestas curriculares vinculadas a la cuestión agraria. Para este estudio, se utilizaron los documentos curriculares oficiales de la disciplina Sociología, que componen el contexto histórico y político de la economía brasileña y su relación con la educación. Realizamos entrevistas semiestructuradas a docentes del sistema de educación pública de la red estatal en la ciudad de Crato-CE para poder analizar cómo desarrollan su labor docente sobre el tema de la cuestión agraria en las escuelas donde asisten. Ubicado la realidad de las escuelas y una descripción de la realidad social de estas escuelas donde trabajan los docentes y la realidad de la clase social. Se puede comprobar en las entrevistas realizadas y en los datos recogidos en los documentos orientadores que los docentes de la disciplina Sociología comprenden la realidad de las relaciones que se desarrollan en el campo, pero que todavía tenemos mucho que avanzar en relación a la tema, uno de los aspectos enumerados es la falta de formación teórica sobre el tema agrario, y el currículo académico y escolar no tiene un espacio para el tema, con lineamientos y soporte teórico para los docentes de Sociología, utilizamos el materialismo histórico dialéctico como base teórica. -perspectiva metodológica en la investigación, para que podamos darnos cuenta de las contradicciones en la enseñanza de la Sociología y la cuestión agraria, es necesario que superemos este modelo de enseñanza para que podamos construir conocimiento científico basado en la realidad del campesinado brasileño, donde la educación básica representa a la clase proletaria en las reflexiones y en la realidad concreta.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILIO QUINTINO DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2023.pdfEdilio Quintino de Oliveira - Dissertação ProfSocio CDSA 20234.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.