Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33306
Title: Caracterização dos resíduos sólidos gerados no IFCE - Campus Juazeiro do Norte.
Other Titles: Characterization of solid waste generated at IFCE - Campus Juazeiro do Norte.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Ana Beatriz Batista de.
ALBUQUERQUE, Monique da Silva.
SILVA, Priscilla Barbosa de Araújo.
MOREIRA, Yanka Wandréia Nogueira.
PEREIRA, Cieusa Maria Calou e.
Keywords: IFCE - Juazeiro do Norte - resíduos sólidos;Resíduos sólidos - IFCE - caracterização;Caracterização dos resíduos sólidos - IFCE;Bairro Universitário - Juazeiro do Norte - resíduos sólidos;IFCE - Juazeiro do Norte - solid waste;Solid waste - IFCE - characterization;Characterization of solid waste - IFCE;University Neighborhood - Juazeiro do Norte - solid waste
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Ana Beatriz Batista de; ALBUQUERQUE, Monique da Silva; SILVA, Priscilla Barbosa de Araújo; MOREIRA, Yanka Wandréia Nogueira; PEREIRA, Cieusa Maria Calou e. Caracterização dos resíduos sólidos gerados no IFCE - Campus Juazeiro do Norte. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33306
???metadata.dc.description.resumo???: A geração de resíduos sólidos está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico, que por sua vez, guarda relação com a riqueza, refletindo na capacidade econômica para consumir. No entanto, Godecke (2012) ressalta que a quantidade de resíduos sólidos produzidos pelas populações tem origem não só com o nível de riqueza e capacidade de consumo, mas também com os valores e hábitos de vida, determinantes do grau de disposição para a realização do consumo. Segundo Girardi (2016), o Brasil possui uma produção de resíduos equivalente à de países desenvolvidos, contudo, a disposição adequada não acompanha o volume gerado, havendo um maior descarte em áreas sem controle e/ou tratamento. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - ABRELPE (2015) revelam um total anual de 79,9 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no país com um índice de cobertura de coleta de 90,8%, o que leva a cerca de 7,3 milhões de toneladas de resíduos sem coleta no país e, consequentemente, com destino impróprio. A questão ambiental é um tema debatido e defendido pelos ambientalistas, pois existe uma enorme preocupação com as causas ambientais com tendências ao desenvolvimento sustentável em busca de uma relação harmoniosa entre o homem/natureza que não seja somente de degradação, mas sim que o homem se desenvolva e respeite os princípios de conservação e proteção dos recursos naturais a fim de garantir qualidade de vida ao nosso planeta (RODRIGUES, 2009). Considerando toda essa importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, Maia e Molina (2014) ressaltam que as escolas se sobressaem, nessa situação, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. Neste sentido há necessidade do desenvolvimento de atividades de sala de aula e de campo, com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar. Diante do exposto, é perceptível que as instituições de ensino podem resgatar valores de cidadania através de ações e experiências educativas que proporcionem uma visão integrada das questões ambientais com vistas para a situação dos resíduos sólidos, tanto de um modo global como local. Neste contexto, investigar e conhecer o panorama a nível escolar da geração dos resíduos sólidos pode subsidiar futuras ações de implementação de propostas educativas e alternativas para o descarte correto dos resíduos gerados nessas instituições. Neste sentido este trabalho procurou conhecer e analisar qualitativamente e quantitativamente a situação dos resíduos sólidos gerados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Juazeiro do Norte, a fim de verificar a possibilidade de implantação de um sistema de coleta seletiva no Campus.
Keywords: IFCE - Juazeiro do Norte - resíduos sólidos
Resíduos sólidos - IFCE - caracterização
Caracterização dos resíduos sólidos - IFCE
Bairro Universitário - Juazeiro do Norte - resíduos sólidos
IFCE - Juazeiro do Norte - solid waste
Solid waste - IFCE - characterization
Characterization of solid waste - IFCE
University Neighborhood - Juazeiro do Norte - solid waste
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33306
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO IFCE - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfCaracterização dos resíduos sólidos gerados no IFCE - Campus Juazeiro do Norte. 8º ISRMU Evento UFCG 2018153.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.