Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
Title: Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
Other Titles: Use of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students.
???metadata.dc.creator???: UCHÔA, Alessandra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BELO, José Tiago Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, José Wagner Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Vera Solange de Oliveira.
Keywords: Vídeos didáticos;Ensino e física para surdos;Alunos surdos - ensino de física;Estratégia de ensino de física - alunos surdos;Educação de surdos;Libras e ensino de física;Produção de vídeos;Didactic videos;Teaching and physics for the deaf;Deaf students - physics teaching;Physics teaching strategy - deaf students;Deaf education;Libras and teaching physics;Video production
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
???metadata.dc.description.resumo???: A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil.
Abstract: Deaf education has been widely discussed in Brazil in recent years, mainly due to the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through law nº 10.436/2002, which defined guidelines regarding specific elements regarding the development of the Deaf subject. This work is the result of concern about the lack of didactic and pedagogical materials in the teaching and learning process of deaf students. Thus, in order to contribute to the improvement of this scenario, we proposed to answer the following question: what didactic support material, intended for deaf high school students, can be developed in order to enable a better understanding of the difference between the signs that define the basic concepts of kinematics and mechanics from those used daily? Faced with this challenge, the objective of this work was to develop six didactic videos that could contemplate deaf students in understanding the concepts of physics, specifically kinematics and mechanics, such as: Velocity, Acceleration, Inertia, Force and Work. With regard to methodology, in order to achieve the objectives of this study, we chose to carry out a research of an applied nature, and, regarding its objectives, we chose to adopt a research of an exploratory nature. This work is based on the need to bring new technological tools to the teaching of deaf students. Through these videos, physical concepts were discussed in a clear and objective way. Using an informal and relaxed language, the videos are available on the YouTube channel and application, which makes access to them very easy.
Keywords: Vídeos didáticos
Ensino e física para surdos
Alunos surdos - ensino de física
Estratégia de ensino de física - alunos surdos
Educação de surdos
Libras e ensino de física
Produção de vídeos
Didactic videos
Teaching and physics for the deaf
Deaf students - physics teaching
Physics teaching strategy - deaf students
Deaf education
Libras and teaching physics
Video production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA UCHÔA - TCC LIC. LETRAS LIBRAS CH 2023.pdfAlessandra Uchôa. - TCC Lic. Letras Libras CH 2023817.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.