Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BELO, José Tiago Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDBELO, J. T. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564146131381581pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, José Wagner Cavalcanti.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, J. W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331616604267808pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, R. C. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939548270133078pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Vera Solange de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, V. S. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923353123868517pt_BR
dc.description.resumoA educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractDeaf education has been widely discussed in Brazil in recent years, mainly due to the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through law nº 10.436/2002, which defined guidelines regarding specific elements regarding the development of the Deaf subject. This work is the result of concern about the lack of didactic and pedagogical materials in the teaching and learning process of deaf students. Thus, in order to contribute to the improvement of this scenario, we proposed to answer the following question: what didactic support material, intended for deaf high school students, can be developed in order to enable a better understanding of the difference between the signs that define the basic concepts of kinematics and mechanics from those used daily? Faced with this challenge, the objective of this work was to develop six didactic videos that could contemplate deaf students in understanding the concepts of physics, specifically kinematics and mechanics, such as: Velocity, Acceleration, Inertia, Force and Work. With regard to methodology, in order to achieve the objectives of this study, we chose to carry out a research of an applied nature, and, regarding its objectives, we chose to adopt a research of an exploratory nature. This work is based on the need to bring new technological tools to the teaching of deaf students. Through these videos, physical concepts were discussed in a clear and objective way. Using an informal and relaxed language, the videos are available on the YouTube channel and application, which makes access to them very easy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314-
dc.date.accessioned2023-12-04T11:42:13Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T11:42:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVídeos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino e física para surdospt_BR
dc.subjectAlunos surdos - ensino de físicapt_BR
dc.subjectEstratégia de ensino de física - alunos surdospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectLibras e ensino de físicapt_BR
dc.subjectProdução de vídeospt_BR
dc.subjectDidactic videospt_BR
dc.subjectTeaching and physics for the deafpt_BR
dc.subjectDeaf students - physics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics teaching strategy - deaf studentspt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectLibras and teaching physicspt_BR
dc.subjectVideo productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorUCHÔA, Alessandra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students.pt_BR
dc.identifier.citationUCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA UCHÔA - TCC LIC. LETRAS LIBRAS CH 2023.pdfAlessandra Uchôa. - TCC Lic. Letras Libras CH 2023817.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.