Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDXAVIER, F. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9172629518605638pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, R. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939548270133078pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Niedja Maria Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, N. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022078411182508pt_BR
dc.contributor.referee2BELO, José Tiago Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDBELO, J. T. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564146131381581pt_BR
dc.description.resumoHá muito se discute a tensão do ensino da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua, no processo educativo de pessoas surdas. As pesquisas, em sua maioria, relatam as lacunas existentes nesse processo. Esse estudo, de maneira ainda tímida, reuniu-se a este diálogo já presente e reafirma a necessidade urgente de políticas públicas que possam nortear esse processo extremante complexo que é o ensino de uma língua de modalidade oral-auditiva para pessoas que parte de uma manifestação linguística visuo-espacial. Para a construção do presente estudo nos norteamos pelo seguinte questionamento: quais os principais desafios metodológicos vivenciados por uma docente no ensino de português, como L2, para pessoas surdas em um contexto bilíngue? Nos ancoramos em pressupostos da educação e ensino bilíngue por entendermos esse espaço mais aberto a acolher e pensar as questões. Nos utilizamos de um questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, o qual, embora se apresente um tanto rígido, atendeu as nossas necessidades emergenciais quanto a feitura da pesquisa. A análise de dados pautou-se na inteireza da pessoa surda por considerarmos essa visão como a que melhor reflete a idiossincrasia do Povo Surdo. Os dados dão indícios de fragilidades no que concerne a aquisição de L2 por pessoas surdas, principalmente, originadas pela ausência de formação inicial nesse sentido, bem como ausência de documentos norteadores para encaminhar o fazer pedagógico nesse cenário, especificamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titlePortuguês como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe tension of teaching Portuguese as a second language in the educational process of deaf people has long been discussed. Researches, for the most part, report gaps in this process. This study, still timidly, joined this dialogue already present and reaffirms the urgent need for public policies that can guide this extremely complex process that is the teaching of an oralauditory modality for people who start from a manifestation visuospatial linguistics. For the construction of this study, we were guided by the following question: what are the main methodological challenges experienced by a teacher in teaching Portuguese, as L2, to deaf people in a bilingual context? We opted for bilingual education because we understand this space as more open to welcoming and thinking about issues related to deafness. We used a questionnaire made available through the Google Forms platform, which, although somewhat rigid, met our emergency needs in terms of carrying out the survey. Data analysis was based on Cultural Studies and Deaf Studies because we consider this view as the one that best reflects the wholeness of deaf people. The data show weaknesses regarding the acquisition of L2 by deaf people, mainly caused by the lack of initial training in this sense, as well as the absence of guiding documents to direct the pedagogical work in this scenario, specifically.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315-
dc.date.accessioned2023-12-04T12:02:28Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T12:02:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPortuguês como segunda língua - surdospt_BR
dc.subjectPessoas surdas - português como segunda línguapt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEscola de surdospt_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subjectBilinguismo - libras e português escritopt_BR
dc.subjectLibras e português escrito - bilinguismopt_BR
dc.subjectEducação de pessoas surdaspt_BR
dc.subjectPortuguese as a second language - deaf peoplept_BR
dc.subjectDeaf people - Portuguese as a second languagept_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectSchool for the deafpt_BR
dc.subjectBilingual teachingpt_BR
dc.subjectBilingualism - Libras and written Portuguesept_BR
dc.subjectLibras and written Portuguese - bilingualismpt_BR
dc.subjectEducation of deaf peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDEZES, Fabiana Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese as a second language for deaf people: methodological challenges in the bilingual educational context.pt_BR
dc.identifier.citationDEZES, Fabiana Leite. Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. 2023. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA LEITE DEZES - TCC LIC. LETRAS LIBRAS CH 2023.pdfFabiana Leite Dezes. - TCC Lic. Letras Libras CH 20231.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.