Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33316
Title: Sobre pedaços do meu coração e sobre minha história: dos báus familiares ao processo de escolarização e de formação como historiador-docente desde os anos de 1970 até hoje.
Other Titles: About pieces of my heart and about my history: from family treasures to the process of schooling and training as a historian-teacher from the 1970s to today.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Tarcisio Barreto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.
Keywords: Relato de experiência;Formação docente;Escolarização;Práticas de ensino de História;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Experiências sociais;Experience report;Teacher training;Schooling;History teaching practices;Youth and Adult Education - EJA;Social experiences
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Tarcísio Barreto.Sobre pedaços do meu coração e sobre minha história: dos báus familiares ao processo de escolarização e de formação como historiador-docente desde os anos de 1970 até hoje. 2023. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33316
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetivou narrar as minhas reminiscências e experiências sociais desde a infância, através de uma “máquina do tempo”, que passou pelo meu processo de escolarização, minhas relações familiares e de profissionalização, com os dilemas de minha formação como graduado do curso de licenciatura em história, na UFCG, desde os anos de 1990, como pioneiro da turma noturna, da UFPB, campus II, até o meu retorno, no ano de 2016, com a conclusão no ano de 2023. Partindo de minhas memórias, lancei mão do relato de experiência e da escrita de si, através dos pressupostos teóricos de Paul Ricoeur (2007), com os conceitos de memória e esquecimento. Para uma narrativa histórica da escrita de si, recorri a Michel de Foucault (2014). Com relação à prática de ensino em história, na educação de jovens e adultos (EJA), na Escola Poeta Alceu Amoroso Lima, na cidade de Campina Grande, experimentei as práticas pedagógicas de Paulo Freire (1996).
Abstract: This work aimed to narrate my reminiscences and social experiences since childhood, through a "time machine", which went through my schooling process, my family relationships and professionalization, with the dilemmas of my training as a graduate of the degree course in history, at UFCG, since the 1990s, as a pioneer of the night class, at UFPB, campus II, until my return, in 2016, with the conclusion in 2023. Starting from my memories, I used the experience report and self-writing, through the theoretical assumptions of Paul Ricoeur (2007), with the concepts of memory and forgetting. For a historical narrative of self-writing, I turned to Michel de Foucault (2014). Regarding the practice of teaching history, in youth and adult education (EJA), at Poeta Alceu Amoroso Lima School, in the city of Campina Grande, I experienced the pedagogical practices of Paulo Freire (1996).
Keywords: Relato de experiência
Formação docente
Escolarização
Práticas de ensino de História
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Experiências sociais
Experience report
Teacher training
Schooling
History teaching practices
Youth and Adult Education - EJA
Social experiences
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33316
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TARCÍSIO BARRETO LEITE - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfTarcisio Barreto Leite - Relato de Experiência Lic. História CH 20233.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.