Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, I. L.pt_BR
dc.creator.IDMEDEIROS, IANY LOUISE DE.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6115235946268136pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Marília Ferreira Frazão Tavares de.-
dc.contributor.advisor1IDFRAZAO, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDFRAZÃO, M.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDFRAZÃO, MARÍLIA FERREIRA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826093283260726pt_BR
dc.contributor.referee1VIERA, Vanessa Bordin.-
dc.contributor.referee1IDVIERA, V.pt_BR
dc.contributor.referee1IDVIERA, VANESSA BORDIN.pt_BR
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, VANESSA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741144767373797pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Camila Valdejane Silva de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, C. V. S. De.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSOUZA, C. V. S.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSOUZA, CAMILA V.S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1069586590831755pt_BR
dc.description.resumoA educação infantil é a primeira fase do ensino fundamental e uma das fases cruciais da vida. Nesta fase, ocorre o desenvolvimento de competências cognitivas e não cognitivas, que suportam a evolução das capacidades a desenvolver no futuro, com destaque ao papel das instituições educativas, como promotoras de uma alimentação adequada e saudável. A pré- escola refere-se à faixa etária entre 2 e 6 anos e é caracterizada por uma taxa de crescimento lenta e constante, bem como por hábitos alimentares imprevisíveis e variáveis. Diante de tal fato, é fundamental que neste momento sejam oferecidos alimentos distintos, bem como continuar a servir os que já estão disponíveis no seu dia a dia, mas em diferentes preparações e formatos, contribuindo na redução da seletividade e neofobia alimentar, bastante prevalente nessa fase da vida. Diante disto, o presente estudo objetivou desenvolver e avaliar a aceitabilidade de croquete de batata doce, couve e frango, em ambiente escolar. Para alcançar o exposto, participaram do estudo uma amostra de 117 provadores não treinados, com idades entre 4 e 6 anos, 11 meses e 29 dias de ambos os sexos. Adicionalmente, todas as crianças participantes do estudo tiveram os Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinados pelos pais e estavam regularmente matriculadas em duas escolas de ensino fundamental, da zona urbana de Cuité- PB. Ainda, como forma de avaliar a aceitabilidade do produto, foi utilizada uma Escala Hedônica Facial de cinco pontos. A partir desta pesquisa, foi possível constatar que o croquete de batata doce, couve e frango possui potencial para ser inserido na alimentação escolar e elevada aceitabilidade (83,76%). Além disto, as instituições de ensino participantes visualizaram a importância ambiental, econômica e social em utilizar o aproveitamento integral dos alimentos, além de informações dos inúmeros benefícios do uso da batata doce, tendo em vista que é um alimento bem aceito, versátil e cultivado em grande escala em todo o estado da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aceitabilidade de croquete de batata doce, couve e frango por pré-escolares do município de Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-10-31-
dc.description.abstractEarly childhood education is the first stage of elementary school and one of the crucial phases of life. In this phase, the development of cognitive and non-cognitive skills occurs, which support the evolution of skills to be developed in the future, with emphasis on the role of educational institutions as promoters of an adequate and healthy diet. Preschool refers to the age group between 2 and 6 years old and is characterized by a slow and steady growth rate, as well as unpredictable and variable eating habits. In view of this fact, it is essential that at this time different foods are offered, as well as continue to serve those that are already available in your daily life, but in different preparations and formats, contributing to the reduction of food selectivity and neophobia, quite prevalent at this stage of life. Therefore, the present study targeted to develop and evaluate the acceptability of sweet potato, cabbage and chicken kibble in a school environment. To achieve the above, a sample of 117 untrained tasters, aged between 4 and 6 years, 11 months and 29 days of both sexes, participated in the study. In addition, all children participating in the study had the Informed Consent Form (TALE) and the Free and Informed Consent Form (TCLE) signed by their parents and were regularly enrolled in two elementary schools in the urban area of Cuité-PB. Also, as a way to assess the acceptability of the product, a five-point Hedonic Facial Scale was used. From this research, it was possible to verify that the sweet potato, cabbage and chicken croquette has the potential to be inserted in school meals and high acceptability (83.76%). In addition, the participating educational institutions visualize the environmental, economic and social importance of using the full use of food, as well as information on the numerous benefits of using sweet potato, considering that it is a well-accepted, versatile and large-scale cultivated food throughout the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33317-
dc.date.accessioned2023-12-04T12:28:47Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T12:28:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBatata docept_BR
dc.subjectBatata doce - croquetept_BR
dc.subjectCouve - croquetept_BR
dc.subjectFrango - croquetept_BR
dc.subjectHábitos alimentares - croquete - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectEscolares - hábitos alimentarespt_BR
dc.subjectCreche - Cuite ́- PBpt_BR
dc.subjectSweet potatopt_BR
dc.subjectSweet potato - croquettept_BR
dc.subjectCabbage - croquettept_BR
dc.subjectChicken - croquetpt_BR
dc.subjectEating habits - croquette - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectSchoolchildren - habits foodpt_BR
dc.subjectDaycare - Cuité- PBpt_BR
dc.subjectPapa dulcept_BR
dc.subjectCamote - croquetapt_BR
dc.subjectRepollo - croquetapt_BR
dc.subjectPollo - juego de croquetpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarios - croqueta - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectEscolares - hábitos alimentopt_BR
dc.subjectGuardería - Cuité- PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Iany Louise de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and acceptability of sweet potato, cabbage and chicken by preschoolers in the municipality of Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo y aceptabilidad de batata, repollo y pollo por preescolares del municipio de Cuité-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Iany Louise de. Desenvolvimento e aceitabilidade de croquete de batata doce, couve e frango por pré-escolares do município de Cuité-PB. 2023. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa educación infantil es la primera fase de la educación primaria y una de las fases cruciales de la vida. En esta etapa se produce el desarrollo de habilidades cognitivas y no cognitivas, que apoyar la evolución de las capacidades a desarrollar en el futuro, con énfasis en el papel de las instituciones educativas, como promotoras de una alimentación adecuada y saludable. El pre- La escuela se refiere al grupo de edad entre 2 y 6 años y se caracteriza por una tasa de crecimiento. hábitos alimentarios lentos y constantes, así como impredecibles y variables. Ante tal De hecho, es fundamental que en este momento se ofrezcan diferentes alimentos, así como continúe sirviendo los que ya están disponibles en su vida diaria, pero en diferentes preparaciones y formatos, contribuyendo a la reducción de la selectividad alimentaria y la neofobia, bastante frecuente en esta etapa de la vida. Ante esto, el presente estudio tuvo como objetivo desarrollar y evaluar la Aceptabilidad de las croquetas de camote, repollo y pollo en el ambiente escolar. Para alcanzar A la luz de lo anterior, una muestra de 117 catadores no capacitados, añejados entre 4 y 6 años, 11 meses y 29 días de ambos sexos. Además, todos los niños los participantes del estudio tenían el Formulario de Asentimiento Libre e Informado (TALE) y Formulario de Consentimiento Libre e Informado (TCLE) firmado por los padres y fueron matriculados regularmente en dos escuelas primarias del área urbana de Cuité- PB. Además, como forma de evaluar la aceptabilidad del producto, se utilizó una Escala Facial Hedónico de Cinco Puntos. A partir de esta investigación se pudo comprobar que la croqueta de batatas, repollo y pollo tiene el potencial de incluirse en las comidas escolares y alta aceptabilidad (83,76%). Además, las instituciones educativas participantes visualizó la importancia ambiental, económica y social de utilizar la plena explotación de los alimentos, así como información sobre los numerosos beneficios del uso de batata, teniendo en cuenta ya que es un alimento versátil y de buena aceptación cultivado a gran escala en todo el estado de Paraíba.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANY LOUISE DE MEDEIROS - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2023.pdfIany Louise de Medeiros - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2023508.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.