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Title: Destino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa.
Other Titles: Disposal of household waste in a state education school community: an educational action.
???metadata.dc.creator???: CARNEIRO, Maria de Lourdes de Almeida.
FIGUEIREDO, Carmem Gabriela Gomes.
MEDEIROS, Daianne de Sousa.
SILVA, Delva Thyares Fonseca Nascimento Pereira.
NASCIMENTO, Claudenice Rodrigues.
Keywords: Resíduos sólidos de comunidade escolar;Comunidade escolar - resíduos sólidos;Destinação de resíduos sólidos;Escola estadual Maria Emília Oliveira de Almeida - Campina Grande - PB;School community solid waste;Solid waste disposal;Maria Emília Oliveira de Almeida State School - Campina Grande - PB
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARNEIRO, Maria de Lourdes de Almeida; FIGUEIREDO, Carmem Gabriela Gomes; MEDEIROS, Daianne de Sousa; SILVA, Delva Thyares Fonseca Nascimento Pereira; NASCIMENTO, Claudenice Rodrigues. Destino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33318
???metadata.dc.description.resumo???: Resíduos sólidos podem ser conceituados como qualquer material no estado sólido ou semissólido proveniente das atividades industriais, hospitalares, comerciais, agrícolas, de varrição e domésticos (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2004, p.01). No mundo, cerca de 1,4 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidos anualmente pela população urbana, o que indica produção de 1,2 kg por pessoa diariamente (BRASIL, 2014). Embora esses dados sejam assustadores, as previsões não são nada animadoras para os anos seguintes e acredita-se que esse valor duplicará até 2025, sendo que quase metade desse montante será produzido somente pela China (GALLEFI, 2013). O Brasil é considerado o terceiro maior produtor de resíduos sólidos do planeta, gerando em torno de 79,9 milhões toneladas/ano. Segundo o panorama mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2015 nosso país produziu 72,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos, 1,7% a mais do que o ano anterior. Porém, desse montante, apenas pouco mais da metade do coletado, 58,7%, foram destinados de maneira correta, ou seja, encaminhados para aterros sanitários. Só a região Nordeste, em 2015, destinou-se 28.206 toneladas/dia em lixões, quantidade semelhante a região Sudeste, que foi de 28.286 toneladas/dia no mesmo ano, porém, a percentagem de descarte em vazadouro a céu aberto (lixões), no Nordeste representa 64,3% do total coletados enquanto que, no Sudeste, a representação é de apenas 27% (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública, 2015, p.36-51). Desde a década de 80, com a criação da Lei Federal n° 6.938/81 que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, as questões ambientais vêm sendo amplamente discutidas pelos diversos segmentos da política, economia e educação (BRASIL, 1981). Define-se educação ambiental as ações educativas de cunho individual e social que produzem valores, conhecimentos, habilidades e competências quanto a conscientização da relação homem-natureza, bem como garantir mudanças de hábitos com a finalidade de conservar e preservar o meio ambiente (BRASIL, 1999; Conferência Intergovernamental de Tbilisi, 1977). De acordo com Medina (2002), a Educação Ambiental visa construir relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças e a liberdade para decidir caminhos alternativos de desenvolvimento sustentável, respeitando os limites dos ecossistemas, substrato de nossa própria possibilidade de sobrevivência como espécie. Portanto, considerando-se que a escola se encontra inserida numa realidade comunitária, o diálogo sociedade-escola torna-se de fundamental importância com a finalidade de promover o desenvolvimento social e ambiental. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção da comunidade escolar do ensino estadual Maria Emília Oliveira de Almeida localizada na cidade de Campina Grande do estado da Paraíba quanto a coleta e descarte dos resíduos sólidos domiciliares bem como sensibilizá-la acerca da importância social, ambiental e de saúde pública sobre o descarte correto desses resíduos sólidos.
Keywords: Resíduos sólidos de comunidade escolar
Comunidade escolar - resíduos sólidos
Destinação de resíduos sólidos
Escola estadual Maria Emília Oliveira de Almeida - Campina Grande - PB
School community solid waste
Solid waste disposal
Maria Emília Oliveira de Almeida State School - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33318
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

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DESTINO DO RESÍDUO DOMICILIAR EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfDestino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa. - 8° ISRMU Evento UFCG 2018238.25 kBAdobe PDFView/Open


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