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Title: Ceasa e intermediários na comercialização de hortigranjeiros em Campina Grande.
Other Titles: Ceasa and intermediaries in the marketing of horticultural crops in Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ailton Elisiário de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROSA, Antônio Lisboa Teles da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Nilson Araújo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NAKATANI, Paulo.
Keywords: Comércio de alimentos;Food trade;Hortigranjeiros;Greengrocers;Frutería;Comercialização agrícola;Comercializacion agricola;Agricultural marketing;Intermediários agrícola;Agricultural Intermediates;Intermedios agrícolas
Issue Date: 9-Sep-1983
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Ailton Elisiário de. Ceasa e intermediários na comercialização de hortigranjeiros em Campina Grande. 1983. 124f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1983. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3332
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve por objetivo principal verificar se a CEASA de Campina Grande vem contribuindo para eliminar ou atenuar a ação de intermediários no processo de comercialização de produtos hortigranjeiros. O ponto de partida para esta investigação foi a observação de que, em geral, produtores e consumidores acreditam que são sempre injustificadamente altas as margens de comercialização e que os intermediários sempre ajustam suas margens a qualquer variação na demanda ou na oferta, às expensas dos próprios produtores e consumidores. Os principais tópicos analisados foram: margens de comercialização, suas variações e tendências, aplicações de markups nos segmentos atacadista e varejista do mercado e estruturas da produção e comercialização dos produtos selecionados. Para que fosse possível proceder uma análise comparativa, as séries históricas dos preços considerados foram separadas em duas, indicativas dos períodos anterior e posterior à implantação e funcionamento da CEASA/CG. Os dados necessários ao estudo foram coletados junto ao SIMA- Serviço de Informação de Mercado Agrícola, CEASA- Centrais de Abastecimento S/A de Campina Grande e João Pessoa, EMATER- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e CEPA- Comissão Estadual de Planejamento Agrícola da Paraíba. Os produtos selecionados para estudo foram abacaxi, batatinha e tomate, comercializados em Campina Grande através da CEASA, no período 1977-1980. Os critérios adotados para esta seleção foram: participação sobre o total do volume comercializado, origem do produto e concentração da produção. O estudo revelou que as margens totais de comercialização dos três produtos não decresceram significativamente, à exceção do abacaxi, após a CEASA haver sido instalada em Campina Grande. Revelou ainda que os responsáveis pela queda das margens de comercialização foram: a) para o abacaxi, os mercados atacadista e varejista, cabendo peso maior ao primeiro; b) para a batatinha, o mercado atacadista; c) para o tomate, o mercado varejista. A margem média de comercialização foi para o abacaxi, elevada no período 1972-1976 e baixa, no período1977-1981; para a batatinha, foi elevada em ambos os períodos, o mesmo ocorrendo para o tomate. Quanto à tendências das margens, as do atacado e varejo, para o abacaxi, foram crescentes para o período 1972-1976 e decrescentes para o período 1977-1981; para a batatinha, ambas foram crescentes para todo o período, não obstante a média do atacado houver se reduzido no segundo período e, para o tomate, as do varejo foram crescentes e as do atacado decrescentes no primeiro período, e vice-versa no segundo. No tocante aos markups, de modo geral, o mercado varejista foi quem mais realizou aplicações, colocando-se o setor tomateiro em primeiro lugar, sendo seguido pela batatinha e pelo abacaxi. O mercado atacadista contribuiu para a redução dos markups, situando-se em primeiro lugar o setor abacaxícola, vindo a seguir o tomate e a batatinha. A análise demonstrou por fim, que são os intermediários os maiores beneficiários da comercialização de hortigranjeiros, precisamente aqueles que realizam a integração das atividades de produção e comercialização. A ação da CEASA tem somente fortalecido tais agentes, sem que medidas sejam adotadas para a obtenção de mudanças nos processos de produção e comercialização que visem tornar menos longo o caminho a ser percorrido pelos produtos hortigranjeiros desde os produtores até aos consumidores. Para futuro alcance de resultados positivos neste sentido, recomenda-se então a adoção de uma estratégia de política econômica tal que, a comercialização de hortigranjeiros se realize de forma mais eficiente e produtiva, observadas a condições específicas de demanda e oferta e da própria atividade de produção. Este trabalho não foi mais abrangente pelas limitações já antes esclarecidos, contudo aponta diversos caminhos para a elaboração de novos estudo que determinem formulações de políticas geradoras de maior nível de bem-estar econômico e social.
Abstract: The present study had as main objective to verify if the CEASA of Campina Grande has been contributing to eliminate or to attenuate the action of intermediaries in the process of commercialization of horticultural products. The starting point for this investigation was the observation that, in general, producers and consumers generally believe that margins of marketing are always unjustifiably high, and that intermediaries always adjust their margins to any variation in demand or supply at the expense of their own producers and consumers. The main topics analyzed were: marketing margins, their variations and trends, applications of markups in the wholesale and retail segments of the market and production and marketing structures of the selected products. In order to make a comparative analysis, the historical price series considered were separated into two, indicative of the periods before and after the implementation and operation of CEASA / CG. The data required for the study were collected from the SIMA-Agricultural Market Information Service, CEASA- Central of Supply S / A of Campina Grande and João Pessoa, EMATER- Technical Assistance and Rural Extension Company and CEPA- State Commission for Agricultural Planning of Paraíba. The products selected for study were pineapple, potato and tomato, commercialized in Campina Grande through CEASA, in the period 1977-1980. The criteria adopted for this selection were: share of total marketed volume, product origin and concentration of production. The study revealed that the total margins of commercialization of the three products did not decrease significantly, except for pineapple, after CEASA had been installed in Campina Grande. It also revealed that those responsible for the drop in margins were: a) for pineapple, the wholesale and retail markets, with a greater weight for the first; b) for the potato, the wholesale market; c) for the tomato, the retail market. The average marketing margin was for pineapples, high in the period 1972-1976 and low in the period 1977-1981; for the batatinha, was elevated in both periods, the same occurring for the tomato. As for the trends of the margins, those of the wholesale and retail, for the pineapple, were increasing for the period 1972-1976 and decreasing for the period 1977-1981; for the potato, both were increasing for the whole period, although the average of the wholesale has been reduced in the second period and, for the tomato, the ones of the retail one were increasing and those of the wholesale one decreasing in the first period, and vice versa in the second . With regard to markups, in general, the retail market was the one that made the most applications, placing the tomato sector in the first place, followed by the batatinha and the pineapple. The wholesale market contributed to the reduction of the markups, placing first the pineapple sector, followed by the tomato and the batatinha. The analysis showed, finally, that the intermediaries are the biggest beneficiaries of horticultural marketing, precisely those that carry out the integration of production and marketing activities. The action of CEASA has only strengthened such agents, without measures being adopted to obtain changes in the production and marketing processes that aim to make the path to be traveled less by horticultural products from producers to consumers. In order to reach future positive results in this sense, it is recommended to adopt an economic policy strategy such that the commercialization of horticultural crops is carried out in a more efficient and productive manner, observing specific conditions of demand and supply and the activity itself production. This work did not extend beyond the limitations already clarified, however, it points out several avenues for the elaboration of new studies that determine formulations of policies generating higher level of economic and social welfare.
Keywords: Comércio de alimentos
Food trade
Hortigranjeiros
Greengrocers
Frutería
Comercialização agrícola
Comercializacion agricola
Agricultural marketing
Intermediários agrícola
Agricultural Intermediates
Intermedios agrícolas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Economia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3332
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