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dc.description.resumoA questão ambiental tem sido um tema de muitas discussões, ao longo dos últimos anos, com a preocupação na conservação dos recursos naturais e com a degradação provocada pelo homem ao meio ambiente (DRUZZIAN & SANTOS, 2006). O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, ainda são poucas as práticas observadas nas IES, as quais têm o papel de qualificar e conscientizar os cidadãos formadores de opinião de amanhã. (TAUCHEN & BRANDELI, 2006). De acordo com Tauchen et al. (2006), existem duas correntes de pensamento principais referentes ao papel das IES no tocante ao desenvolvimento sustentável. A primeira destaca a questão educacional como uma prática fundamental para que as IES, pela formação, possam contribuir na qualificação de seus egressos, futuros tomadores de decisão, para que incluam em suas práticas profissionais a preocupação com as questões ambientais. A segunda corrente destaca a postura de algumas IES na implementação de SGAs em seus campi universitários, como modelos e exemplos práticos de gestão sustentável para a sociedade. Segundo Rodrigues et al. (2007), as universidades brasileiras ainda encontram inúmeros obstáculos para incorporar a dimensão ambiental à formação de recursos humanos, devido a fatores, como: abordagem da questão ambiental de forma setorial e multidisciplinar e estudos de caráter técnico, em detrimento dos aspectos epistemológicos e metodológicos. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizada na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) atua a 19 anos na gestão ambiental da instituição, sendo responsável pelo gerenciamento ambiental dos campi, prestação de serviço externo e atividades de pesquisa. Entre as atividades realizadas e coordenadas pelo ISAM encontra-se o "Projeto Papel". Este teve início no ano de 1999, coordenado pela Biblioteca Central da UCS, com o lema "Ajude a biblioteca da UCS: vamos trocar papel velho por livros novos". A proposta inicial previa o acondicionado do papel gerado em caixas de papelão, com sacos plásticos de cor azul, as quais eram distribuídas em diferentes setores administrativos. Os materiais eram comercializados e a renda, revertida para a compra de livros. Ao passar dos anos, observou-se a representatividade da geração de resíduo de papel na instituição, com destaque para os setores administrativos. A partir do ano de 2013, por iniciativa do ISAM, o Projeto Papel foi revitalizado e atualmente encontra-se em fase de expansão. Neste contexto, este trabalho apresenta o processo de revitalização do Projeto Papel, instituído pelo ISAM na UCS, bem como as ações e resultados, dificuldades observadas e metas futuras visando a sustentabilidade e expansão do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleGerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33325-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:05:40Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T13:05:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectResíduos de papelpt_BR
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduos de papelpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPapel - resíduospt_BR
dc.subjectWaste paperpt_BR
dc.subjectUniversity of Caxias do Sulpt_BR
dc.subjectPaper waste managementpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectPaper - wastept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSCHNEIDER, Vania Elisabete.-
dc.creatorGRAEFF, Roberta.-
dc.creatorCARRA, Sofia Helena Zanella.-
dc.creatorPERESIN, Denise.-
dc.creatorMERBA, Adelmar Posto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePaper waste management in universities: case study from the University of Caxias do Sul/RS.pt_BR
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Vania Elisabete; GRAEFF, Roberta; CARRA, Sofia Helena Zanella; PERESIN, Denise; MERBA, Adelmar Posto. Gerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33325pt_BR
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GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE PAPEL EM IES - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfGerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS. - 8° ISRMU Evento UFCG 2018431.3 kBAdobe PDFView/Open


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