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dc.description.resumo | A questão ambiental tem sido um tema de muitas discussões, ao longo dos últimos anos, com a preocupação na conservação dos recursos naturais e com a degradação provocada pelo homem ao meio ambiente (DRUZZIAN & SANTOS, 2006). O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, ainda são poucas as práticas observadas nas IES, as quais têm o papel de qualificar e conscientizar os cidadãos formadores de opinião de amanhã. (TAUCHEN & BRANDELI, 2006). De acordo com Tauchen et al. (2006), existem duas correntes de pensamento principais referentes ao papel das IES no tocante ao desenvolvimento sustentável. A primeira destaca a questão educacional como uma prática fundamental para que as IES, pela formação, possam contribuir na qualificação de seus egressos, futuros tomadores de decisão, para que incluam em suas práticas profissionais a preocupação com as questões ambientais. A segunda corrente destaca a postura de algumas IES na implementação de SGAs em seus campi universitários, como modelos e exemplos práticos de gestão sustentável para a sociedade. Segundo Rodrigues et al. (2007), as universidades brasileiras ainda encontram inúmeros obstáculos para incorporar a dimensão ambiental à formação de recursos humanos, devido a fatores, como: abordagem da questão ambiental de forma setorial e multidisciplinar e estudos de caráter técnico, em detrimento dos aspectos epistemológicos e metodológicos. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizada na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) atua a 19 anos na gestão ambiental da instituição, sendo responsável pelo gerenciamento ambiental dos campi, prestação de serviço externo e atividades de pesquisa. Entre as atividades realizadas e coordenadas pelo ISAM encontra-se o "Projeto Papel". Este teve início no ano de 1999, coordenado pela Biblioteca Central da UCS, com o lema "Ajude a biblioteca da UCS: vamos trocar papel velho por livros novos". A proposta inicial previa o acondicionado do papel gerado em caixas de papelão, com sacos plásticos de cor azul, as quais eram distribuídas em diferentes setores administrativos. Os materiais eram comercializados e a renda, revertida para a compra de livros. Ao passar dos anos, observou-se a representatividade da geração de resíduo de papel na instituição, com destaque para os setores administrativos. A partir do ano de 2013, por iniciativa do ISAM, o Projeto Papel foi revitalizado e atualmente encontra-se em fase de expansão. Neste contexto, este trabalho apresenta o processo de revitalização do Projeto Papel, instituído pelo ISAM na UCS, bem como as ações e resultados, dificuldades observadas e metas futuras visando a sustentabilidade e expansão do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33325 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T13:05:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04 | - |
dc.date.available | 2023-12-04T13:05:40Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Resíduos de papel | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento de resíduos de papel | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Papel - resíduos | pt_BR |
dc.subject | Waste paper | pt_BR |
dc.subject | University of Caxias do Sul | pt_BR |
dc.subject | Paper waste management | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject | Paper - waste | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SCHNEIDER, Vania Elisabete. | - |
dc.creator | GRAEFF, Roberta. | - |
dc.creator | CARRA, Sofia Helena Zanella. | - |
dc.creator | PERESIN, Denise. | - |
dc.creator | MERBA, Adelmar Posto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Paper waste management in universities: case study from the University of Caxias do Sul/RS. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SCHNEIDER, Vania Elisabete; GRAEFF, Roberta; CARRA, Sofia Helena Zanella; PERESIN, Denise; MERBA, Adelmar Posto. Gerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33325 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE PAPEL EM IES - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Gerenciamento de resíduos de papel em ies: estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul/RS. - 8° ISRMU Evento UFCG 2018 | 431.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
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